Microsoft voltará a se reunir com fabricantes de hardware por causa do Windows 9

Por Redação | 26 de Setembro de 2014 às 18h13

À medida que a suposta data de anúncio do Windows 9 se aproxima, mais novidades surgem vindas da Microsoft. Desta vez, a boa nova vem do blog oficial do sistema operacional de Redmond, que afirma que a companhia está ressuscitando o antigo evento dedicado a novidades de hardware e engenharia, o Windows Hardware Engineering Conference (WinHEC).

Tradicionalmente, o encontro ocorria sempre que a companhia estava prestes a lançar uma nova versão do sistema. Nele, fabricantes de hardware se reuniam para saber quais alterações teriam que fazer nos seus projetos para que a nova versão do software funcionasse corretamente. Contudo, desde 2008, quando o Windows Vista ainda estava para ser lançado, o encontro não ocorria.

Agora, a empresa não só anunciou que o WinHEC está retornando, como também confirmou quando e onde ele ocorrerá. A data escolhida foi o dia 18 de março e o local é a cidade chinesa de Shenzhen. Embora a localidade possa parecer esquisita, principalmente levando em consideração os recentes atritos entre a companhia e o governo do país asiático, no fundo a escolha foi estratégica. Lá, a empresa estará próxima e poderá informar uma quantidade enorme de fabricantes ao mesmo tempo.

Como ocorria nos eventos anteriores, a expectativa é que novos e futuros recursos do até agora chamado Windows 9 sejam demonstrados e debatidos e que as fabricantes possam se antecipar e se adaptar às mudanças exigidas. Dessa forma, a empresa corrigiria o erro cometido com o Windows 8, cujos recursos e especificações não foram repassados junto aos fabricantes, que ficaram alheios a toda e qualquer novidade do sistema. O resultado dessa falta de comunicação levou vários computadores e dispositivos a não funcionarem corretamente com o sistema, que, mesmo após praticamente dois anos do seu lançamento, ainda não mostrou ao certo para que veio.

A expectativa é que o Windows 9 seja mostrado publicamente pela primeira na próxima terça-feira (30) e que uma versão Technical Preview do sistema seja disponibilizada para desenvolvedores e profissionais de TI. Ainda não se sabe, no entanto, se esse será o nome definitivo do sistema, já que Redmond sequer confirmou a existência do software.

O Canaltech acompanhará o evento de perto e trará todas as informações em tempo real para você. Fique ligado.

Leia também:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.