Microsoft também pulará versão do kernel do Windows 10

Por Redação | 24 de Novembro de 2014 às 13h11

Quando um sistema operacional é atualizado, pode ser que o seu kernel não mude tanto assim. Isso porque essa parte da programação continua quase a mesma para que o software continue funcionando e sendo o que é, com alterações na periferia, ajustes no visual e adição de novos recursos. Dessa maneira, a evolução do núcleo é um pouco mais lenta.

Como exemplos, podemos citar o caso do Windows 8.1, que utiliza o kernel Windows NT 6.3, enquanto o Windows 7 tem o núcleo em sua versão 6.1. Apesar dessa situação já ser uma espécie de costume, a Microsoft está para mudar esse parâmetro – pelo menos no que diz respeito aos números indicados em cada produto.

Kernel Windows 10

De acordo com informações divulgadas pelo The Verge, a Microsoft vai mudar tudo e rebatizar o kernel do Windows 10 para Windows NT 10. Nas versões preliminares de teste do sistema, a empresa indica que está usando o kernel de versão 6.4, mas confirmou que a versão estável e oficial a ser usada no lançamento do sistema será mesmo a 10.

Essa mudança é marcante pelo fato de que os números dos kernels também eram utilizados para mostrar a compatibilidade de softwares entre os sistemas operacionais. No entanto, como o Windows 10 promete ser uma atualização de peso do sistema, parece que a empresa decidiu parear o núcleo com o “restante” do programa criado.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!