Microsoft quer que Windows 10 seja o melhor sistema operacional para games

Por Redação | 16.01.2015 às 11:28
photo_camera Divulgação

Permanece um mistério a participação de Phil Spencer, diretor da marca Xbox, no evento de apresentação do Windows que acontecerá na próxima semana. O que exatamente ele vai fazer por lá pode ser uma incógnita, mas, em declarações recentes, ficamos sabendo pelo menos as linhas gerais da ação: transformar o sistema operacional em uma boa plataforma para os games.

Não é como se ninguém conseguisse jogar com o sistema operacional; pelo contrário, ele é o mais usado em redes como o Steam, por exemplo, e foco principal de suporte pela esmagadora maioria das desenvolvedoras. Por outro lado, o Windows está longe de ter uma comunidade forte como nos consoles, funções específicas e, acima de tudo, um suporte dedicado ao público gamer por parte de sua fabricante.

Mas tudo, de acordo com Spencer, está prestes a mudar. Ele disse estar bastante empolgado com o que será anunciado na próxima semana, com mais e mais novidades saindo ao longo do ano. Segundo o executivo, o compromisso da empresa permanece inabalado no campo dos consoles, mas é hora de levar alguns dos aprendizados desse setor também para os PCs – e smartphones.

A expectativa é que haja algum tipo de unificação entre as plataformas, utilizando a Xbox LIVE para permitir o uso de um mesmo perfil, por exemplo, no PC e no One. Isso também poderia abrir as portas para a jogatina multiplayer entre as plataformas, um pedido constante dos jogadores que, se atendido, será capaz de ampliar significativamente a comunidade online. Além disso, a possibilidade de streaming de games entre as plataformas vem sendo cogitada por muitos.

Por enquanto, porém, tudo não passa de especulação. A Microsoft realiza um evento dedicado ao Windows 10 no dia 21 de janeiro e você confere a cobertura completa aqui no Canaltech.