Microsoft quer levar Windows a canecas, ursos de pelúcia e pianos

Por Redação | 02.04.2014 às 12:21
photo_camera Divulgação

Em uma notícia que tem cara de piada de primeiro de abril, mas pode muito bem acabar se provando verdade, a Microsoft acabou revelando sua entrada no mundo da Internet das Coisas antes da hora. Mas não pense em termostatos, alarmes ou outros sensores inteligentes espalhados pela casa; a ideia da empresa gira em torno de canecas inteligentes, ursos de pelúcia, robôs e até mesmo pianos.

Trata-se do projeto Windows on Devices, que permitirá que os desenvolvedores escrevam aplicativos e automatizem praticamente qualquer tipo de objeto com o uso de componentes eletrônicos. A grande parceira nessa empreitada é a Intel e sua linha de chips Galileo, que vem sendo usada como forma de incentivar crianças a se interessarem por engenharia e parece estar prestes a alçar voos muito maiores.

O site oficial do projeto chegou a estar disponível por algumas horas na madrugada desta quarta-feira (02), mas foi rapidamente removido. O tempo, porém, foi suficiente para que as informações fossem captadas e espalhadas por toda a Internet, como por exemplo, no The Verge. A expectativa é que a novidade seja anunciada durante a conferência Build, voltada para desenvolvedores, que também começa neste dia 2 de abril.

Segundo as informações publicadas pela Microsoft no site, a expectativa é lançar um kit de desenvolvimento para o Windows on Devices no terceiro trimestre de 2014. Na sequência, atualizações contínuas para a plataforma trarão a integração a serviços de cloud computing e ferramentas melhores para a criação de funções, já que a ideia é permitir que praticamente qualquer objeto seja automatizado da maneira como os desenvolvedores preferirem.

As primeiras obras criadas com a novidades já devem ser exibidas durante a Build. Ao que tudo indica, um piano em tamanho real, cujo uso não foi divulgado pela empresa, deve ser apresentando no evento. Vamos esperar para conhecer essas novidades.