Microsoft pode lançar Windows como serviço por assinatura

Por Redação | 09 de Fevereiro de 2015 às 16h22
photo_camera Divulgação

Os rumores de que a Microsoft poderia oferecer uma assinatura do Windows começaram a ganhar ainda mais força depois que a empresa registrou a marca "Windows 365". Como já é conhecido dos programas da companhia, serviços baseados em assinaturas da Microsoft levam o numeral "365" em seus nomes, como é o exemplo do Office 365. As informações são do site Neowin.

Este seria um novo conceito de pagamento do sistema operacional, que poderia ser uma grande ideia ao permitir que o usuário utilize uma única licença e pague pelo serviço de acordo com os meses ou anos de utilização. Este método poderia se adaptar com as várias necessidades de usuários, em especial os que estão sempre trocando suas máquinas ou sistemas operacionais.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou no evento de 21 de janeiro que a Microsoft passou a ser uma empresa de serviços, algo que já estamos presenciando com as atualizações periódicas de aplicativos e softwares e outros serviços que estão chegando e sendo desenvolvidos. Terry Myerson, vice-presidente de operações de sistemas da Microsoft, também disse no mesmo evento que a companhia pretende oferecer o "Windows como um serviço", abrindo a possibilidade de que o sistema possa ser disponibilizado também por meio de assinaturas.

A grande incógnita está no fato da nova maneira de oferecer o Windows se mostrar realmente rentável para a Microsoft, visto que ela já anunciou que os atuais usuários do Windows 7 e 8 receberão a atualização para o Windows 10 de graça, sem precisarem desembolsar nenhum centavo - pelo menos no primeiro ano do novo sistema operacional. Talvez a empresa de Redmond esteja trabalhando aos poucos para oferecer o serviço mais a frente, após a migração gratuita dos usuários.

De qualquer forma, as informações não passam de apenas especulações e não se sabe se a empresa realmente utilizará a marca Windows 365 como um novo serviço ou se simplesmente tenha resolvido registrá-la antes de qualquer outra entidade, mesmo sem ter intenção de usá-la.

Fonte: http://www.techradar.com/news/software/operating-systems/pay-monthly-windows-probably-on-its-way-as-microsoft-trademarks-windows-365-1283969?src=rss&attr=all

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.