Microsoft pensa no Windows 9 com ênfase em desktops

Por Redação | 30.06.2014 às 17:24

A Microsoft está trabalhando para trazer uma versão robusta de um sucessor do Windows 8, batizado por enquanto de "Threshold". É o que afirmam rumores do ZDNet, veiculados nesta segunda-feira (30) pelo The Verge.

Segundo a nota, o "Threshold" ou "Windows 9" viria para satisfazer a grande parcela de usuários com desktops. Como o Windows 8 privilegia quem tem dispositivos móveis, uma nova versão completa do sistema operacional teria funções que acabaram ficando em segundo plano ultimamente, com o "Menu Iniciar".

O "Menu Iniciar" deu lugar à "Tela Inicial" nos desktops com Windows 8.1 Update. Contudo, há boatos de que a Microsoft vem testando versões que podem ativar o "Menu Iniciar" como padrão nas máquinas, escondendo assim a "Tela Inicial". Os usuários que quiserem poderão, entretanto, voltar à versão da aparência com "tijolos" a hora que quiserem.

A Microsoft já havia mostrado durante sua conferência para desenvolvedores em abril um amálgama das duas versões, com o "Menu Iniciar" contendo também alguns dos "tijolos" da "Tela Inicial". A ideia da companhia é refinar esse conceito com a utilização dos "Live Tiles", que seriam "tijolos" atualizados em tempo real, no estilo semelhante ao que vemos em muitos aplicativos de dispositivos móveis atualmente.

Algumas dessas mudanças, assim como correção de bugs e outras melhorias, devem estar disponíveis na atualização Update 2 do Windows 8.1, a partir de patches mensais, em agosto. Já as alterações mais profundas, que mesclam com mais eficiência as funções de dispositivos móveis e desktops, devem estar presentes mesmo somente no "Threshold" ou "Windows 9", previsto para o próximo ano.

Fonte: http://www.theverge.com/2014/6/30/5857228/windows-9-preview-desktop-features-rumors