Microsoft mostra nova versão do Windows 10 Preview, com novidades interessantes

Por Redação | 22.10.2014 às 12:40

Provavelmente todos os usuários do Windows mais ligados e atentos souberam da nova versão do sistema, que foi anunciada há apenas três semanas. Junto com o anúncio da empresa, foi lançada uma versão para testes, como é comum com outras versões dos diferentes sistemas operacionais, para corrigir bugs, reportar falhas e deixá-lo pronto para ser lançado. No caso do novo Windows, acredita-se que isso acontecerá na metade do ano de 2015.

O novo sistema, chamado pela Microsoft de Windows 10, trouxe aos usuários inúmeras atualizações, que já podem ser vistas na versão Preview, como o retorno do famoso menu Iniciar – marca registrada do Windows –, o uso de inúmeras áreas de trabalho e o início do que pretende ser uma integração total entre smartphones, tablets, computadores e todos os dispositivos que utilizam o sistema operacional Windows.

Hoje, no entanto, vieram mais notícias boas para aqueles que já estão gostando da versão Preview e encontram-se ansiosos para o lançamento oficial do novo sistema. Segundo a Microsoft, o novo Windows Technical Preview Build 9860 trouxe 7.000 mudanças em relação ao primeiro (Windows Technical Preview Build 9841).

Windows 10

A notícia destaque e as correções esperadas

O destaque do anúncio da nova versão foi, certamente, a função que apresenta ao usuário um Centro de Notificações sobre o que acontece no sistema e nos aplicativos.

O chamado Action Center funciona de uma forma que mantém o usuário informado sobre tudo o que acontece no sistema, como atualizações nos aplicativos, mensagens de amigos no Skype, e-mails e inúmeras outras notificações. Essas ações em tempo real aparecem para o usuário no canto inferior de tela, logo acima do relógio e do calendário.

Por enquanto, para a infelicidade dos usuários, ainda na versão Preview, não é possível interagir com o sistema de notificações. Dessa forma, não será possível, por exemplo, responder mensagens ou criar um atalho rápido para as ações no próprio Action Center. Segundo Gabe Aul, da empresa americana, o foco ainda está apenas nas notificações, mas os usuários podem esperar mudanças mais para a frente. Espera-se que essas saiam em alguma atualização próxima e que, com certeza, estejam presentes na versão oficial.

Focando em outras mudanças, agora é possível mudar aplicativos de uma área de trabalho para outra de forma rápida e prática, pressionando as teclas Windows + Shift e arrastando-os com o mouse. Outro problema reportado pelos usuários, segundo Gabe, era o fato da troca das áreas de trabalho ser confusa e deixar o usuário mal localizado. Para isso, a atualização do Windows conta com uma animação para mostrar a troca de telas.

Windows 10 Technical Preview 9860 Changes

Download

A nova atualização, dependendo do sistema, ocupará um espaço de 2GB. Se você já possui o primeiro preview do Windows 10, o Windows Update cuidará da nova atualização para você. Ela está disponível na seção de Atualização e Recuperação (Update and Recovery), nas configurações do computador. Depois disso, basta clicar em "Preview Builds".

Windows 10