Microsoft interrompe vendas do Windows 7

Por Redação | 03 de Novembro de 2014 às 16h40
photo_camera Ice Desk

A Microsoft deve lançar a próxima versão do sistema operacional Windows, o Windows 10, em meados de 2015. Até lá, a companhia espera que os usuários substituam edições anteriores da nova plataforma. Por isso, algumas cópias de Windows 7 já não podem mais ser encontradas em lojas e outros estabelecimentos.

As máquinas de fabricantes pararam de receber as versões Home Basic, Home Premium e Ultimate para Windows 7 desde a última sexta-feira (31). A partir de agora, os únicos computadores que terão essas cópias disponíveis são os que estiverem em estoque. O Windows 7 Professional, destinado a ambientes corporativos, deve seguir com suas vendas até 2015. Já para os outros consumidores, a versão 8.1 do Windows será o padrão até que o Windows 10 chegue ao mercado.

As mudanças podem levar mais tempo do que a Microsoft espera, já que ainda há muitos PCs com Windows 7 estocados. Isso sem contar na possibilidade de usuários fazerem um "downgrade" da versão 8.1 para a Windows 7 Professional, mas poucas firmas devem oferecer essa opção.

Para efeito de comparação, o Windows XP, que encerrou completamente suas atividades somente neste ano, ainda está presente em 17% dos PCs, mesma taxa dos Windows 8 e 8.1 juntos. O Windows 7, por sua vez, disponível desde 2009, ainda é bastante popular e, somadas todas suas versões, está presente em 53% das máquinas.

Segundo a BBC, a manobra seria uma maneira da Microsoft afastar os usuários da versão original do Windows 8, mesmo com o sistema tendo sido lançado há apenas dois anos. O direcionamento para dispositivos móveis e a ausência de recursos destinados ao ambiente desktop estão entre as principais queixas dos consumidores.

A Microsoft disponibiliza suporte de segurança para o Windows 7 até o dia 13 de janeiro de 2015 e o suporte estendido vai até 14 de janeiro de 2020. É a data que a companhia espera que todos já tenham feito mudanças para o Windows 10.

Fonte: http://www.bbc.com/news/technology-29880144

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.