Microsoft fará evento focado no Windows 10 no dia 21 de janeiro

Por Redação | 12.12.2014 às 08:57
photo_camera Divulgação

Mesmo sem ter uma data oficial de lançamento, o Windows 10 deve ser o principal assunto dos próximos eventos realizados pela Microsoft. E, por falar nisso, a companhia já agendou para o dia 21 de janeiro um encontro com a imprensa na cidade de Redmond, nos Estados Unidos, onde deve dar os primeiros detalhes sobre quais serão as ferramentas disponíveis para a versão de consumidor do novo sistema operacional.

No blog oficial do Windows, o evento é descrito como "o próximo capítulo" do sistema operacional da empresa. O comunicado ainda afirma que estarão presentes o CEO Satya Nadella, o chefe da divisão Windows Terry Myerson, o líder da divisão Xbox Phil Spencer e o vice-presidente e gerente corporativo da divisão Windows Phone Joe Belfiore. Com a participação de tantos executivos, é de se esperar que a entidade anuncie uma integração entre os principais produtos da empresa, incluindo tablets, smartphones, PCs e consoles de videogame.

O evento será transmitido ao vivo pela internet e poderá ser assistido pelo site da Microsoft.

O que vem por aí

Windows 10

No evento de anúncio do Windows 10, que ocorreu em setembro, a Microsoft destacou que, num primeiro momento, o software será mais focado no mercado corporativo. Na época, a companhia revelou algumas ferramentas que estarão na nova versão do sistema, a maioria voltada para ajudar executivos e funcionários dentro das empresas.

Agora, com um evento agendado para o mês que vem, é provável que o objetivo seja divulgar quais são os principais recursos da nova plataforma para os usuários comuns. Algumas já conhecemos, como a volta do icônico menu Iniciar na área de trabalho. A função é exatamente a mesma das gerações anteriores do sistema, mas com a inclusão de um conjunto de blocos dinâmicos semelhante às "pastilhas" do Windows 8. Os blocos podem ser aumentados ou diminuídos e habilitados e desabilitados de acordo com a necessidade do usuário.

Outro anúncio bastante provável para o evento é a revelação da Cortana para computadores. Na semana passada, os sites Neowin e WinBeta divulgaram as supostas primeiras imagens da assistente pessoal rodando em um PC com Windows 10. O funcionamento é quase o mesmo da versão para smartphones, com a diferença de que o software, atualmente em fase alpha, ainda não opera com comandos de voz - o usuário precisa mover o cursor do mouse com a mão até a opção de ativar a Cortana.

Aqui no Canaltech já publicamos alguns artigos sobre o Windows 10. Entre eles tutoriais de como instalar a versão Preview e usar as principais novidades do novo sistema: