Microsoft está preparando versão do Windows para servidores ARM

Por Redação | 29 de Outubro de 2014 às 09h00

Os chips ARM vêm dominando cada vez mais o mundo corporativo devido a sua estrutura voltada para o baixo consumo de energia e versatilidade. E a Microsoft, em mais um passo de sua iniciativa para tomar de assalto o mundo empresarial, estaria preparando uma versão do Windows voltada para equipamentos desse tipo.

A informação não foi confirmada oficialmente ainda, mas foi ouvida de fontes seguras pelo Bloomberg. A nova versão do sistema operacional teria compatibilidade completa com esse tipo de infraestrutura, um movimento que a Microsoft já fez no passado com, por exemplo, os sistemas PowerPC, que também começavam a ganhar força no mercado.

Além disso, a proximidade da companhia com o mundo ARM já vem desde julho, quando Redmond e a Holding responsável por fomentar a tecnologia assinaram um acordo de cooperação que pode, muito bem, estar resultando agora nessa nova versão do Windows Server. Além disso, existem relatos de contatos também com a Dell e a HP, duas grandes fabricantes de servidores que também usam bastante a arquitetura, para a construção de equipamentos que já viriam com o sistema operacional embarcado.

Por outro lado, como cita o site GigaOm, uma das empreitadas anteriores da Microsoft com o mundo do ARM não tem ido lá muito bem. A empresa já deu suporte à tecnologia com os tablets Surface RT, uma iniciativa que, segundo rumores, pode estar prestes a ser descontinuada.

Seja como for, nada está confirmado ainda. Nem a Microsoft nem a ARM Holdings se pronunciaram sobre o assunto. Então, o jeito é ver para ver no que isso vai dar.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.