Microsoft está preparando Windows 10 para suportar resolução 8K

Por Redação | 24 de Março de 2015 às 09h13

Se você acha que a resolução 4K é a última palavra em qualidade de imagem, saiba que já tem muita gente de olho em níveis que vão muito além disso. A Microsoft, por exemplo, quer trazer incríveis 8K para o Windows 10 e, com isso, sair na frente da indústria de TVs e monitores.

A novidade ainda não foi anunciada oficialmente pela empresa, mas registros de um evento realizado na cidade chinesa de Shenzhen trazem alguns detalhes sobre o recurso. Segundo o que foi mostrado na feira, telas com mais de 27 polegadas já terão suporte à monstruosa resolução de 7.680 x 4.320 pixels.

É claro que, para que isso seja possível, os computadores precisarão do apoio de uma potente placa de vídeo capaz de lidar com a resolução. Além disso, outra preocupação é a disponibilidade de monitores compatíveis com a tecnologia 8K, uma vez que eles precisam de conexões específicas para rodar nesta resolução — além de definir um padrão para ser usado daqui pra frente. Isso significa que, para o usuário final, todo o processo deve demorar alguns anos.

Enquanto a chegada desta resolução ao Windows 10 ainda está engatinhando, muita gente já enxerga com entusiasmo as possibilidades que a novidade oferece. É o caso da indústria de jogos, que vê neste novo suporte a oportunidade de ir muito além do que os consoles já fazem e entregar aos jogadores de PC universos muitos mais bonitos, ricos e detalhados.

Contudo, por enquanto, isso ainda é um sonho um pouco mais distante. Por mais que a Microsoft já esteja preparando o terreno no seu novo sistema operacional, a verdade é que o público comum ainda vai demorar para usufruir de toda essa novidade em sua casa. Levando em conta que a migração do HD tradicional para o 4K ainda está caminhando a passos lentos, podemos esperar mais um bom tempo até que o 8K vire tendência.

Via: IDG Now

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.