Microsoft atinge marca de 100 milhões de licenças do Windows 8 vendidas

Por Redação | 07 de Maio de 2013 às 12h01

Mesmo com o mercado de computadores pessoais enfrentando uma grave crise com o sucesso dos dispositivos móveis, a Microsoft anunciou que mais de 100 milhões de cópias do seu novo sistema operacional, o Windows 8, foram vendidas ao redor do mundo, um avanço significativo em comparação às 60 milhões de unidades batidas em janeiro. E a Windows Store também atingiu o recorde de 60 mil aplicativos diferentes no mesmo período. As informações são do Mashable.

Com a marca, é muito difícil precisar a quantidade deste montante que está diretamente relacionada com a venda de novos PCs, já que as 100 milhões de cópias incluem tanto as atualizações quanto a comercialização de novos computadores. Segundo Tami Reller, vice-presidente de marketing do Windows, a maioria das 40 milhões de cópias comercializadas desde janeiro é de novos computadores.

No entanto, a informação de Tami não indica que todos estes novos PCs tenham sido realmente vendidos, ou seja, muitos deles podem ainda estar armazenados em estoques de lojas em todo o mundo. Como, pela primeira vez, o Windows 8 permite que a companhia monitore as ativações de novos PCs online, a executiva afirma que a empresa tem visto um crescimento 'estável' na adoção do novo sistema, e que a taxa global é semelhante às versões anteriores do Windows.

A Windows Store também está acompanhando de perto o crescimento do Windows 8 com o recorde de 60 mil aplicativos disponíveis para a plataforma, aumento de 20 mil em comparação às 40 mil aplicações disponíveis na loja virtual em janeiro de 2013. Os consumidores realizaram mais de 250 milhões de downloads através da loja. O crescimento tem se mostrado importante e acentuado para a Microsoft, mas ainda está um pouco distante dos 800 mil aplicativos na iTunes App Store, da Apple.

Tami Reller acredita que a presença de alguns aplicativos populares como Twitter e Dropbox na Windows Store ajudou no crescimento da loja, mas muitos outros serviços populares ainda estão faltando no catálogo de aplicativos da empresa, como é o caso do Facebook. Por enquanto, a Microsoft, parceira do Facebook, não tem uma previsão concreta para o lançamento do aplicativo da rede social para o Windows 8.

Leia também: Microsoft pode trazer de volta botão Iniciar e interface clássica no Windows 8

Além disso, a empresa garante que os desenvolvedores Windows estão voltados para melhorar a experiência touchscreen do sistema e de seus produtos, e a executiva acredita que a chegada da atualização Windows Blue permitirá que o Win8 entre no mercado dos tablets menores, podendo assim competir diretamente com o iPad mini.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.