Microsoft amplia suporte a gestos usando trackpad de notebooks no Windows 10

Por Redação | 28 de Outubro de 2014 às 12h24

Os usuários que são fãs de gestos e movimentos rápidos nos notebooks vão gostar das novidades introduzidas pela Microsoft no Windows 10. Durante o TechEd Europe, o vice-presidente de sistemas operacionais da empresa, Joe Belfiore, apresentou uma série de novos gestos que poderão ser usados nos trackpads dos notebooks quando o Windows 10 chegar ao mercado, como forma de agilizar sua utilização.

No vídeo, por exemplo, é possível ver algumas das novidades que estarão disponíveis em breve para os usuários da versão de testes da plataforma. Segundo o executivo, tratam-se de movimentos simples de serem aprendidos, já que muitos estão disponíveis em outros dispositivos do mercado, o que torna sua utilização natural para o que a Microsoft chama de “power users”, aqueles que querem extrair o máximo de potencial de seus equipamentos.

Entre os destaques estão, por exemplo, a possibilidade de minimizar todas as janelas de uma só vez apenas deslizando três dedos para baixo. O mesmo movimento, na direção contrária, desfaz a ação. O acesso à central de notificação ou a mudança de aplicativos também é facilitada pelo uso de gestos, bem como a passagem de janelas de um monitor para outro.

As adições também são possíveis após uma mudança na forma pela qual a Microsoft trabalha com fabricantes de notebooks. Como forma de garantir mais precisão e garantir o suporte a múltiplos toques simultâneos, a empresa está introduzindo trackpads mais precisos voltados para a utilização maior de gestos e movimentos especiais nos aparelhos com Windows 10. Esse também foi um dos focos da apresentação de Belfiore.

Uma das grandes parceiras da empresa nessa iniciativa é a Intel, mas a Microsoft incentiva outros fabricantes a desenvolverem suas próprias soluções, uma vez que o uso do multitouch e dos toques especiais pode se tornar um importante diferencial de mercado com o Windows 10.

A apresentação foi feita, ao vivo, em um Surface Pro, mas a ideia da gigante de softwares é que todas as novidades funcionem em praticamente todos os dispositivos disponíveis no mercado. Para o começo de 2015, a empresa promete revelar novos gestos especiais como estes, além de outras adições ao Windows 10 que prometem tornar a utilização do sistema operacional mais ágil para quem trabalha diretamente no trackpad dos notebooks.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.