Microsoft amplia suporte a gestos usando trackpad de notebooks no Windows 10

Por Redação | 28 de Outubro de 2014 às 12h24

Os usuários que são fãs de gestos e movimentos rápidos nos notebooks vão gostar das novidades introduzidas pela Microsoft no Windows 10. Durante o TechEd Europe, o vice-presidente de sistemas operacionais da empresa, Joe Belfiore, apresentou uma série de novos gestos que poderão ser usados nos trackpads dos notebooks quando o Windows 10 chegar ao mercado, como forma de agilizar sua utilização.

No vídeo, por exemplo, é possível ver algumas das novidades que estarão disponíveis em breve para os usuários da versão de testes da plataforma. Segundo o executivo, tratam-se de movimentos simples de serem aprendidos, já que muitos estão disponíveis em outros dispositivos do mercado, o que torna sua utilização natural para o que a Microsoft chama de “power users”, aqueles que querem extrair o máximo de potencial de seus equipamentos.

Entre os destaques estão, por exemplo, a possibilidade de minimizar todas as janelas de uma só vez apenas deslizando três dedos para baixo. O mesmo movimento, na direção contrária, desfaz a ação. O acesso à central de notificação ou a mudança de aplicativos também é facilitada pelo uso de gestos, bem como a passagem de janelas de um monitor para outro.

As adições também são possíveis após uma mudança na forma pela qual a Microsoft trabalha com fabricantes de notebooks. Como forma de garantir mais precisão e garantir o suporte a múltiplos toques simultâneos, a empresa está introduzindo trackpads mais precisos voltados para a utilização maior de gestos e movimentos especiais nos aparelhos com Windows 10. Esse também foi um dos focos da apresentação de Belfiore.

Uma das grandes parceiras da empresa nessa iniciativa é a Intel, mas a Microsoft incentiva outros fabricantes a desenvolverem suas próprias soluções, uma vez que o uso do multitouch e dos toques especiais pode se tornar um importante diferencial de mercado com o Windows 10.

A apresentação foi feita, ao vivo, em um Surface Pro, mas a ideia da gigante de softwares é que todas as novidades funcionem em praticamente todos os dispositivos disponíveis no mercado. Para o começo de 2015, a empresa promete revelar novos gestos especiais como estes, além de outras adições ao Windows 10 que prometem tornar a utilização do sistema operacional mais ágil para quem trabalha diretamente no trackpad dos notebooks.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.