Surge o primeiro antivírus falso para Windows 8

Por Redação | 05 de Novembro de 2012 às 08h00

O novo sistema operacional da Microsoft mal estreou no mercado e os crackers já conseguiram criar um antivírus falso para ele. Poucos dias após o lançamento do Windows 8, um malware que se passa por um programa de antivírus começou a passear pelo sistema. Segundo a Trend Micro, isso já acontece há muito tempo, desde a época do Windows XP.

A nova ameaça foi identificada como “TROJ_FAKEAV.EHM”. Quando os usuários navegam por sites infectados por um JavaScript malicioso, novas portas são abertas para as mais recentes ameaças, e uma delas pode ser a porta de entrada para o falso antivírus, que é capaz de transformar os computadores em reféns e utilizados em ataques por redes zumbi.

Se você já atualizou seu sistema, é melhor prevenir que remediar. A Microsoft possui um programa antivírus gratuito, chamado Security Essentials, que auxilia a proteger sua máquina automaticamente contra diversas ameaças e arquivos maliciosos da web. Caso você prefira outro antivírus, pode baixá-lo através dos sites das empresas fabricantes (ou aqui, em nosso site parceiro Ultra Downloads).

Para reforçar a camada de proteção do Windows 8, bem como de outras versões do sistema operacional, é altamente recomendável baixar programas de confiança a partir de sites que você já conhece, ou da própria loja de aplicativos do Windows 8.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.