Unindo o útil ao agradável: como seria um SO com o melhor dos Windows 7 e 8

Por Redação | 15 de Janeiro de 2014 às 15h58

Descontente com a inconsistência do Windows 8, um rapaz de 20 anos desenvolveu um novo conceito para o sistema, de maneira a harmonizar a disparidade entre os ambientes Metro e Desktop, similar ao que especula-se que a Microsoft esteja desenvolvendo.

Jay Machalani, o criador, explica que a ideia é aumentar a produtividade do sistema, pois a confusão gerada com os dois ambientes (Metro e Desktop) é grande, e não ajuda em nada. Basicamente o que ele fez foi trazer de volta o menu Iniciar, porém com um visual mais moderno e ainda fazendo uso dos Live Tiles, os quadrados da tela principal do Windows 8, com acesso fácil às configurações no modo Desktop.

O resultado ficou muito bonito, e o interessante é que a ideia do rapaz surgiu meses antes dos rumores de que a Microsoft estaria trazendo de volta o menu Iniciar.

Windows 8 melhorado 2

O menu é como se fosse a tela inicial reduzida, com o tamanho adaptável, e que não te obriga a sair do ambiente para poder ter acesso às informações nos tiles. Além disso, inclui um campo de pesquisa para acesso rápido aos aplicativos que não estão listados. O menu possui ainda aplicativos recentes e também os fixos, como no Windows 7.

Windows 8 melhorado 1

Machalani também idealizou outros aspectos do sistema, como um Charms mais útil e com mais informações e uma interação mais suave entre os aplicativos Metro e Desktop, de maneira a permitir que os aplicativos do primeiro consigam rodar no segundo, em janelas, da forma como todos estamos acostumados.

Windows 8 melhorado 3

A ideia do criador é apenas conceitual, com as imagens sendo feitas no Fireworks e no After Effects, portanto não é possível baixar nenhum programa que faça isso. O criador tenta mostrar o que a Microsoft poderia fazer ao dar mais ênfase à parte do design e da usabilidade do modo Desktop, para tornar a experiência de uso semelhante àquela do Windows 7, que era excelente.

Caso queira ver todos os detalhes do conceito, poderá acessar o blog onde Machalani publicou sua idéia.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.