Fim do suporte ao Windows XP: 8.1 razões para atualizar para o Windows 8.1

Publieditorial | 29 de Abril de 2014 às 00h00

* Publieditorial

O dia 8 de abril de 2014 ficará na história da Microsoft como o dia em que a empresa encerrou o suporte a um de seus sistemas operacionais mais famosos e utilizados do mundo, o Windows XP. Foram quase 13 anos de vida da plataforma, que continuará ativa nos computadores em que ainda está instalada, mas deixará de receber updates de segurança. Por causa disso, chegou a hora de atualizar a sua estação de trabalho e migrar a plataforma para a versão mais recente do Windows, a 8.1

O que há de novo?

O Windows 8.1 está mais rápido, com uma melhor interface e mais fácil de usar. Mas se isso não é o suficiente para convencê-lo, eis aqui 8.1 razões para atualizar para o Windows 8.1.

1 - Boot direto no desktop

Agora você pode configurar para que o sistema inicie diretamente na tela do desktop, de modo bem semelhante ao Windows 7 ou qualquer das versões anteriores do sistema. Não é necessário mais passar pela tela com os "tiles", caso prefira assim.

Windows

2 - Configurações reorganizadas

Agora, as configurações estão melhor organizadas, disponíveis tanto na interface clássica quanto na Modern UI. Além disso, o próprio sistema é capaz de fazer alguns ajustes e reconhecer periféricos automaticamente, sem a necessidade de instalação de drivers.

3 - Internet Explorer 11

Windows

Se você quer um navegador bom e com interface Modern UI, o IE é sua grande opção. Ele agora está melhor, permite criar pastas para seus favoritos e abre mais que 10 abas ao mesmo tempo.

4 - Dividir apps na tela

Windows

O Windows 8 já permitia dividir a tela meio a meio para ver dois apps ao mesmo tempo, mas agora você pode arrastar a divisão para onde quiser, dividindo os apps no tamanho que preferir.

5 - Personalização

O Windows 8.1 permite que você escolha uma imagem da sua galeria como plano de fundo da interface Modern UI. Isso significa que você pode usar o mesmo fundo na interface desktop e Metro, tornando a transição entre as duas bem mais natural e suave, além de mais bonita.

Windows

Os Live Tiles, aqueles quadrados dinâmicos da tela Iniciar, agora podem ser movidos e redimensionados mais facilmente. Basta clicar e segurar em um app para poder movê-lo ao redor da tela. Para redimensioná-lo, basta clicar na opção que aparece na barra. Uma boa mudança é que não dá pra iniciar um app enquanto você faz isso, evitando abrir um app acidentalmente ao tentar movê-lo.

Além disso, os Live Tiles podem agora ser encolhidos em quadradinhos pequenos, permitindo adicionar mais atalhos à tela. Por fim, é possível criar grupos de apps e nomeá-los.

6 - Boot mais rápido

O Windows 8.1 é capaz de carregar ainda mais rápido do que o Windows 8, que já era bem mais rápido que o Windows 7 ou antecessores. Se você tem que desligar e ligar sua máquina o tempo todo, vai gostar de saber disso.

7 - Busca aprimorada

A Busca Universal do Windows 8 era bacana, mas depois de buscar por um termo, você ainda precisava dizer se estava procurando por um app, arquivo ou configurações. Agora, a busca mostra os resultados todos em uma tela e faz uma busca online se não conseguir encontrar nada relevante, usando o mecanismo do Bing.

Windows

Visualmente, a busca está ótima e parece perfeita principalmente para dispositivos touch. Se você buscar por um termo que o Bing reconheça, como "Nova York", ele te trará informações como o clima da cidade ou atrações locais. Pesquise por uma banda e você poderá ver uma lista de músicas populares, já vinculada ao Xbox Music. Tudo automático, prático e rápido.

8 - Windows Store está melhor

Windows

A Windows Store ganhou uma nova cara. Não há muitas mudanças em termos de funções, mas a aparência está menos densa e as imagens estão maiores. A loja também parece mais refinada, mostrando apps mais relevantes do que aquela grande quantidade de apps inúteis de quando foi lançada.

8.1 - Bônus: botão Iniciar

Você pediu e a Microsoft te ouviu. Durante a conferência Build, organizada para desenvolvedores de soluções com tecnologias da empresa no início deste mês, a gigante de Redmond anunciou que o botão "Iniciar" estará de volta junto à próxima atualização do Windows 8.1. O novo botão reunirá conceitos do menu iniciar do Windows 7 e do Windows 8. Ele terá praticamente o mesmo tamanho do botão do Windows 7 e apresentará Live Tiles do Windows 8 à direita do menu iniciar.

A aparência do botão permanece a mesma do apresentado pelo Windows 8.1, mas agora trará um menu iniciar que reúne elementos do Windows 7 e os Live Tiles do Windows 8

Como atualizar?

Se você ainda usa o Windows 7 ou XP, já passou da hora de se atualizar. Aliás, usuários do XP também estão sendo avisados por meio de caixas de diálogo do sistema com um link para obter mais informações sobre o update. Caso seu PC seja antigo, aproveite o momento para melhorar o seu equipamento! Aqui você encontra um guia de compras que te ajudará a definir a melhor máquina para o seu perfil, e aqui você confere todas as coisas interessantes que pode fazer com o novo Windows. Se você já tem o Windows 8, é bom descobrir se já fez a atualização para o Windows 8.1. Com esse upgrade você tem ainda mais funcionalidades, além de garantir que sua segurança online está em dia. Veja como fazer aqui.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.