DirectX 12 para Windows 10 aparece em benchmark. Veja o resultado

Por Redação | 09 de Fevereiro de 2015 às 15h46

Parece que a Microsoft está se preparando para elevar ainda mais o nível dos games para PC. A nova build do Windows 10 trouxe consigo uma versão prévia do que o DirectX 12 será capaz de fazer.

Basicamente, o DirectX 12 promete um desempenho até 50% maior em relação ao DirectX 11, além de maior eficiência em termos de recursos energéticos e compatibilidade.

O site Anandtech realizou alguns testes com a benchmark Star Swarm e apontou as diferenças que a API trará para os gamers. É importante ressaltar que se trata de uma versão prévia, sujeita a instabilidades.

A versão de Star Swarm utilizada no teste foi disponibilizada pela própria Microsoft e pela Oxide, criadora do software, enquanto os drivers para o novo DirectX 12 foram fornecidos pela Microsoft, NVIDIA e AMD.

Para a realização dos benchmarks, o Anandtech utilizou três placas da NVIDIA e da AMD.

NVIDIA

  • GeForce GTX 980 (Maxwell 2)
  • GeForce GTX 750 Ti (Maxwell 1)
  • GeForce GTX 680 (Kepler)

AMD

  • R9 290X (GCN 1.1)
  • R9 285 (GCN 1.2)
  • R9 260X (GCN 1.1)
Star Swarm Directx12 win10

Star Swarm (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Resultado

O Star Swarm foi concebido exatamente para levar o sistema de desenho e atualização dos elementos gráficos ao limite, e era aí que o DirectX 11 apresentava alguns gargalos. Nos testes de escalonamento de CPU, o DirectX 12 parece rodar sem maiores problemas.

DirectX 12

Pode ser que em outros jogos as diferenças não sejam tão substanciais quanto aquelas apresentadas no Star Swarm, mas de qualquer forma já podemos ver que o novo DirectX 12 irá tirar melhor proveito do hardware disponível.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!