Aproveite algumas ferramentas pouco conhecidas do Windows 7

Estamos tão acostumados a instalar programas que realizam algumas funções específicas, como desfragmentação e limpeza de disco, que esquecemos que o Microsoft Windows já traz algumas dentro do sistema operacional, desenvolvidas pela própria empresa.

A licença que pagamos para utilizar o Windows inclui todos esses softwares que são desenhados para agir no sistema, de forma mais eficiente possível junto com vários atalhos para locais importantes do computador. Confira na lista abaixo quais deles são capazes de atender a sua necessidade.

Para acessar as ferramentas, clique em Menu Iniciar, Acessórios e depois em Ferramentas, como mostrado na janela abaixo:

Ferramenas no Menu iniciar do Windows

Computador

Este é apenas um atalho que abre uma janela, mostrando tudo o que há no seu computador: as principais pastas, diretórios e locais de rede. Se antes tínhamos a opção no desktop. Agora, só pelo menu.

Atalho para o

Desfragmentador de disco

Embora existam excelentes soluções pagas e gratuitas no mercado de desfragmentação de disco, o Windows possui um utilitário que quebra o galho na hora de deixar o HD mais organizado, contando inclusive com opções de agendamento e opções de organização na hora da inicialização do sistema. Porém, não possui a mesma performance de programas reconhecidos no mercado como o Ultradefrag e o Auslogics Disk Defrag.

Desfragmentador de disco do Windows

Editor de Caracteres Particulares

Já imaginou ser capaz de criar o seu próprio alfabeto? O Windows inclui um editor de caracteres que permite que você explore a sua imaginação e desenvolva seus próprios termos em seus textos com uma interface bastante amigável e fácil de utilizar.

Editor de Caracteres Particulares do Windows

Informações do sistema

Muitos usuários recorrem a soluções como o AIDA64 para ter informações detalhadas de seu sistema e configuração de hardware na forma de inventário. Embora o relatório desse programa seja bastante preciso e detalhado, com opções inclusive de realizar testes de benchmark, o Windows traz a ferramenta "Informações do sistema" para quebrar o galho com dados bastante precisos do PC.

Informações do sistema do Windows 7

Internet Explorer sem Add-ons

Muitos usuários evitam utilizar o Internet Explorer para navegar na internet, alegando que ele ficou parado no tempo no que se refere à facilidade de uso e funcionalidades, e talvez a guerra dos browsers (Firefox, Chrome, Opera) seja uma das mais disputadas atualmente. Porém, em muitas situações, temos que utilizar o velho IE por questões de compatibilidade com alguns sites, e o Windows inclui uma opção do navegador sem carregar add-ons e plugins (como o ActiveX), sendo uma ótima opção para aqueles que querem melhorar a experiência de uso em alguns sites.

Internet Explorer sem Add-ons e Plugins

Limpeza de disco

Usuários do Microsoft Windows de longa data utilizavam a Limpeza de disco do sistema na época em que os programas que conhecemos atualmente, como o Ccleaner, não ofereciam tanta concorrência. Mesmo com concorrência, a Limpeza de Disco original ainda executa suas funções com competência e deleta dados inúteis do disco com facilidade e rapidez.

Limpeza de disco do Windows

Mapa de caracteres

Lembra aquela situação em que você queria digitar um caractere especial e não conhecia/lembrava do comando do teclado, como ¬¬ ou ¹²³? Nas ferramentas está incluso um mapa de caracteres para essas situações, bastando selecioná-los para inclui-los em qualquer lugar que desejar, seja no seu editor de textos favorito ou no navegador.

Mapa de caracteres do Windows 7

Painel de Controle

Apenas um atalho para o conhecido Painel de Controle do Windows, onde é possível desinstalar programas, configurar a rede e configurar vários outros parâmetros

Painel de Controle

Agendador de Tarefas

Recurso mais voltado para usuários avançados que desejam automatizar tarefas de backup, desfragmentação e outros recursos que o Windows necessita executar de tempos em tempos para não perder performance. O Agendador de Tarefas substitui muitos programas de Macro oferecidos pelo mercado.

Agendador de Tarefas do Windows

Conhecia todas as ferramentas descritas acima? Acredita que alguma delas substitui os utilitários que estamos acostumados? Conte para nós!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.