Confira cinco dicas para economizar tempo ao utilizar o Windows 8.1

Por Redação

O Windows 8 ficou conhecido mundo afora como o novo Windows Vista. Sua aceitação no lançamento não foi tão grande quanto a Microsoft esperava e a maior parte dos usuários ainda utiliza versões anteriores do sistema, como o Windows 7 e o Windows XP.

Focada no futuro que o Windows 8 representa, a Microsoft lançou o Windows 8.1, que traz novas funcionalidades que se assemelham ao Windows 7. Porém, se ainda assim você não estiver satisfeito e quiser um pouco da agilidade ao realizar operações do Windows 7 no seu novo sistema operacional, então estas dicas preparadas pelo CNET são pra você. Confira-as abaixo.

1. Tela de segurança? Hoje não!

Se você não se preocupa que alguém use o seu computador sem a sua permissão, você pode poupar uns bons segundos todos os dias inicializando o sistema direto para a tela inicial.

Para fazer isso, pressione a tecla Windows e digite "netplwiz". Quando o painel de contas de usuário aparecer nos resultados da pesquisa, selecione-o. Escolha a conta que você quer que seja automaticamente logada ao iniciar o sistema, desabilite a opção "Usuários devem inserir um nome de usuário e senha para usar este computador" e clique em OK.

Para finalizar, insira sua senha duas vezes, clique em OK novamente e quando você reiniciar o Windows, irá direto para a tela inicial.

2. Área de Trabalho, por favor

Rumores apontam que a próxima atualização do Windows 8 irá inicializar o sistema direto na área de trabalho. Mas se você não quer esperar, já pode fazê-lo sem mais delongas.

Para que a tela inicial do Windows seja sua área de trabalho, clique com o botão direito na barra de ferramentas do sistema, vá em Propriedades e selecione a aba Navegação. Lá, selecione a opção "Quando eu entrar ou fechar todos os aplicativos em uma tela, ir para a área de trabalho em vez de Iniciar." Clique em OK.

Outras opções nessa mesma tela lhe permitem desativar a navegação de canto, mostrar o plano de fundo da área de trabalho na tela Iniciar e algumas outras opções úteis relacionadas aos aplicativos.

3. Aplicativos no menu iniciar

O retorno do botão Iniciar na área de trabalho no Windows 8.1 foi um pouco decepcionante para os fãs do antigo menu Iniciar, já que agora ele te manda direto para a tela Iniciar.

Para deixá-lo mais parecido com o antigo menu Iniciar, clique com o botão direito na barra de ferramentas do Windows, vá até Propriedades, selecione a aba Navegação e na seção da tela Iniciar selecione a opção "Mostrar Iniciar na tela que estou usando quando eu pressionar a tecla do logotipo Windows". Agora quando você pressionar a tecla com o logotipo do Windows, os aplicativos irão aparecer.

Se você prefere os aplicativos padrão da área de trabalho aos do Windows 8 em si, selecione a opção "Listar primeiro os aplicativos da área de trabalho quando eles forem classificados por categoria." Na tela de aplicativos, a lista agora estará separada por categorias, mostrando primeiro os seus aplicativos da área de trabalho.

4. Use o touchpad para mover itens com uma mão

Usar o touchpad em um notebook com Windows 8 para mover itens é uma tarefa para ser feita com as duas mãos. Pressionar o botão esquerdo com uma mão e deslizar o dedo pelo teclado touchpad de um local para o outro permite que itens selecionados sejam movidos. Mas calma, dá pra simplificar isso.

Ative a opção "Trava de Clique" no "Painel de Controle > Mouse". Para chegar lá, aperte a tecla Iniciar, digite "Painel de Controle" e pressione Enter. Já no Painel de Controle, vá até "Mouse". Se não localizar a opção, selecione Ícones Grandes no menu Modo de Exibição no canto superior direito da tela do Painel de Controle.

As opções da caixa de diálogo na parte do mouse variam de acordo com o modelo do seu notebook. Procure por uma aba chamada "Botões", ou algo similar a isso, e selecione a opção "Trava de Clique". Agora, em configurações, que está ao lado da opção que você acabou de selecionar, deslize para esquerda ou direita no controle de tempo para ajustar o tempo que o botão do mouse deve ficar pressionado para ativar a Trava de Clique.

Outras opções também permitem que você desabilite o seu touchpad e ative diversas funções de clique, incluindo impedir que alguns toques acidentais enquanto você digita possam mover o cursos para lá e para cá, transformando o trabalho em um verdadeiro caos.

5. Use seu teclado para fazer logoff, desligar o computador ou reiniciar

Muitos usuários de longa data do Windows ficaram meio perdidos quando a Microsoft removeu as opções de logoff, reinicialização e desligamento da máquina do menu Iniciar.

Em novembro do ano passado, Lance Whitney descreveu as opções de desligamento do Windows 8.1, incluindo a possibilidade de se clicar com o botão direito no botão Iniciar e escolher entre "Desligar", "Reiniciar", "Suspender" e "Sair", sendo que a última opção faz o logoff da sua conta.

Se esse processo ainda é muito demorado apra você, é possível desligar o computador rapidamente pressionando as teclas "Windows + I" e clicando no botão de desligar.

Você pode também apertar as teclas "Windows + X" e depois apertar "U" duas vezes para desligar de uma vez. Pode ainda apertar "U" uma vez e depois "I", para fazer o logoff de sua conta. Trocando o "I" pelo "S", seu computador ficará em modo Suspenso, e trocando o "S" pelo "R", seu computador irá reiniciar.

Tem alguma dica que gostaria de compartilhar com os leitores do Canaltech? Deixe-a nos comentários abaixo.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.