Como posso proteger uma pasta com senha no Windows?

Por Rafael Gazzarrini
photo_camera Divulgação

Quem utiliza o computador com frequência certamente acumula algumas informações pessoais em sua máquina, como cópias de identidades e outros documentos importantes que precisam ser protegidos. Além disso, se você é adulto e convive com crianças, talvez guarde algum tipo de conteúdo que os pequenos não precisam (ou não podem) ver, algo que também precisa ser protegido de alguma forma.

Para que você possa esconder ou simplesmente acrescentar barreiras de segurança aos seus documentos, há programas que permitem a utilização de senhas de acesso para pastas. Com isso, você barra os olhos de pessoas enxeridas que estejam navegando pelo seu computador com Windows com uma das ferramentas mais básicas (e importantes) do mundo da computação, evitando dores de cabeça e problemas mais sérios.

Ficou curioso? Então, basta continuar lendo este artigo para saber o que deve ser feito e comece a aproveitar os benefícios de “fechar” todas aquelas pastas importantes ou suspeitas.

Passo 1

Em primeiro lugar, tudo o que você precisa fazer é clicar aqui e começar a baixar o programa 7-Zip. Depois disso, apenas realize o processo de instalação como indicado pelo próprio software.

proteger com senha windows

Passo 2

Em seguida, abra o programa e navegue pela sua interface para encontrar a pasta desejada – como a de imagens, por exemplo. Tendo feito isso, basta selecioná-la.

proteger com senha windows

Passo 3

Ao escolher a pasta que deve ser protegida, apenas clique no botão “Add” para adicionar proteção ao diretório. Uma nova janela vai ser aberta e você deve escolher uma senha e confirmar a operação.

proteger com senha windows

Com isso, uma nova pasta (cópia da original) vai ser criada, mas com a senha como proteção. Depois de testar o processo e identificar que a cópia não tem problemas, evitando que informações sejam perdidas, apenas apague a pasta original para que ela não possa ser acessada de maneira livre. Fácil, não é?