Comerciais do Windows 8 vazam na web. Assista!

Por Redação | 10 de Outubro de 2012 às 13h40

Quatro propagandas de televisão do Windows 8 vazaram na internet antes mesmo do lançamento oficial do sistema operacional, previsto para o dia 26 de outubro. Quem noticiou foi a CNET.

Os comerciais, que apareceram pela primeira vez no site israelita de tecnologia TechIt, exibiram algumas das principais características do sistema operacional, com um grande foco na experiência de aprendizado do usuário, tanto para aqueles que já conhecem o Windows, quanto para novatos.

Vários novos adeptos do Windows 8 reclamaram que a nova interface é muito complicada e difícil de entender, ou que não foi desenvolvida para os atuais desktops e notebooks. Muitos sites de tecnologia entraram em um consenso a respeito da longa e íngreme curva de aprendizado necessário para utilizar o novo sistema.

Os comerciais da Microsoft esperam mudar essa visão dos usuários. Nos quatro vídeos, vários recursos comuns da nova interface (antes chamada de Metro) são explicados por um usuário que realiza tarefas comuns do dia a dia, como alternar aplicativos, abrir dois programas lado a lado na tela, entre outras.

Quem assistir ao vídeo vai logo perceber que, em sua grande maioria, os dispositivos utilizados para exibir o sistema não são desktops ou notebooks comuns, e sim tablets com um visual genérico.

Apesar das poucas aparições de computadores de mesa, o foco dos vídeos revelados é mesmo a experiência em tablets, que parece ser um insight da Microsoft para se envolver mais com o mercado destes dispositivos móveis.

O Microsoft Surface, que é fabricado pela própria empresa, não deu o ar da graça nos vídeos, provavelmente para acalmar os parceiros de hardware da empresa que continuam a fabricar e anunciar tablets compatíveis com o novo sistema operacional.

A Microsoft já sofreu críticas do executivo chefe da Acer, JT Wang, que pediu à gigante da tecnlogia para "pensar duas vezes antes de lançar um tablet próprio", referindo-se ao Surface. Já o executivo chefe da Intel, Paul Otellini, deu um tapa em um computador que rodava o Windows 8 e fechou sua tampa durante uma reunião de funcionários em Taiwan, alertando que o sistema operacional ainda possui erros e não está pronto para o lançamento.

Estamos a duas semanas do lançamento do novo sistema operacional da Microsoft. Será que ele vai superar as expectativas dos usuários?

UPDATE: A Microsoft retirou os quatro vídeos do ar.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.