Atualização do Windows 8.1 vaza pelas mãos da própria Microsoft

Por Redação | 07 de Março de 2014 às 18h50

Apesar de prevista apenas para o dia 8 de abril, a próxima atualização do Windows 8.1 já apareceu online na noite desta quinta-feira (06). E o pior de tudo é que o vazamento aconteceu pelas mãos da própria Microsoft, que hospedou os arquivos em seus servidores com nomes embaralhados e de forma supostamente acessível apenas a seus próprios funcionários.

Alterações no registro do sistema operacional, porém, permitiam que o Windows se passasse como o de um trabalhador da Microsoft e liberasse o download a partir da ferramenta oficial de atualizações. Após a instalação, todas as novidades – como os novos menus de contexto acessados pelo botão direito do mouse e as novas interações com aplicativos, que facilitam a vida de quem não possui computadores com tela sensível ao toque – ficavam habilitadas e podiam ser usadas sem problema algum.

O método, porém, foi rapidamente descoberto pela Microsoft e não funciona mais. Mesmo assim, segundo conta o site CNET, a atualização já fugiu das mãos da empresa e, agora, pode ser baixada livremente em sites de download ou serviços de torrent. A instalação deve seguir alguns procedimentos, como a execução de arquivos em uma determinada ordem, mas também acontece sem problema algum.

De maneira geral, a Microsoft não recomenda o download de atualizações e correções por outros meios que não o Windows Update. A prática pode gerar graves problemas de compatibilidade e acabar exigindo formatações completas do sistema para resolver as falhas. O ideal mesmo é esperar o lançamento oficial, que não vai demorar muito para acontecer.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.