Aprenda a se livrar dos bloatwares que infestam o seu computador

Por Redação

Você acaba de comprar o computador novo que sempre quis e, quando o liga pela primeira vez, percebe que muitos programas que você não pediu e não irá utilizar já vieram instalados. Quem nunca passou por essa situação?

Conhecidos como bloatwares, esses softwares têm propósitos variados e podem servir como uma isca para o usuário comprar a versão completa do programa (quem nunca se deparou com um antivírus pré-instalado?), ou simplesmente como uma terrível propaganda de uma empresa que quer enfiar sua solução goela abaixo. O pior de tudo isso é que esses programas acabam ocupando espaço desnecessário na máquina e comprometendo o desempenho geral do computador novinho em folha.

Existe uma forma muito fácil de desinstalar esses programas e livrar seu sistema deles:

Passo 1

Acesse o Painel de Controle do Windows e clique em "Desinstalar um programa" na opção "Programas".

Passo 2

A seguir, o sistema abrirá uma lista com todos os programas instalados no seu computador, incluindo os bloatwares. Basta selecionar o que você quer tirar do computador e clicar em "Desinstalar", logo acima.

Como você pode perceber, é extremamente fácil desinstalar um programa indesejado. Para evitar que novos bloatwares surjam, fique atento ao que você baixa da internet. Hoje em dia é muito comum sites distribuírem programas em instaladores personalizados, que além de trazerem o programa desejado também trazem bloatwares que você nunca nem ouviu falar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.