Aprenda a remover os aplicativos nativos do Windows 8 que você não precisa

Por Daniel Netto

Se seu Windows 8 está instalado em um SSD de 32 GB ou 64 GB, então você sabe muito bem que mesmo alguns megabytes podem fazer muita diferença e que todo o esforço é válido para economizar espaço.

Mesmo que o seu computador tenha um HD espaçoso, não há motivos para desperdiçar preciosos megabytes com aplicativos nativos que nunca serão utilizados e que ainda por cima bagunçam o menu iniciar, certo? Pensando nisso, nós separamos três dicas que te ajudarão a remover esses aplicativos da sua máquina. Confira:

O jeito fácil

Do jeito fácil a gente não remove nada e, na verdade, apenas esconde os atalhos dos aplicativos. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone de qualquer App e selecionar a opção "Desafixar da Tela Inicial".

Remover_Atalho_App_Nativo_Windows_8

Remover os atalhos já ajuda a organizar a Tela Inicial.

Esse simples procedimento já permite dar uma bela limpada na Tela Inicial do Windows 8.

Tela Inicial Windows 8

Tela Inicial - Antes

Tela Inicial Windows 8 - Sem atalhos

Tela Inicial - Depois

O jeito seguro

Na Tela Inicial, utilize a combinação de teclas "Ctrl + Tab" para exibir todos os aplicativos. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do App que quiser remover e escolha a opção "Desinstalar".

Desinstalar App Nativo Windows 8

Alguns Apps oferecem a opção para Desinstalar

Para remover mais de um aplicativo por vez, mantenha a tecla "Ctrl" pressionada e selecione os aplicativos clicando com o botão esquerdo do mouse. Quando terminar, clique com o botão direito do mouse sobre um dos Apps selecionados e escolha a opção "Desinstalar".

Desinstalar Varios Apps Nativos Windows 8

É possível desinstalar mais de um App por vez

Nem todos os aplicativos nativos podem ser removidos. Os Apps "OneDrive", "Fotos", "Câmera" e "Internet Explorer", por exemplo, sequer exibem a opção "Desinstalar" quando clicados com o botão direito do mouse.

Cabe aqui observar que este procedimento não remove completamente os aplicativos do computador. Na verdade, os Apps são removidos apenas do perfil do usuário e os demais usuários existentes no computador, ou mesmo aqueles criados após a realização deste procedimento, não serão afetados e continuarão a acessá-los.

O jeito certo

Para realmente remover os aplicativos nativos do Windows 8, utilizaremos alguns recursos oferecidos pela linha de comando do sistema operacional.

Na Tela Inicial, pesquise por PowerShell e, com o botão direito do mouse, escolha a opção "Executar como administrador".

Windows 8 PowerShell

Abra o Windows PoweShell

Primeiro, precisamos impedir que ao criar novos usuários eles tenham acesso aos aplicativos. Para isso, digite o seguinte comando na janela do PowerShell:

Get-AppxProvisionedPackage -online | Remove-AppxProvisionedPackage -online

Windows 8 PowerShell - Comando

Execute o comando para impedir que outros usuários tenham acesso aos apps desinstalados

Agora, podemos finalmente remover os Apps do computador com o seguinte comando:

Get-AppxPackage -AllUsers | Remove-AppxPackage

Note que o comando acima remove os aplicativos de todos os usuários do computador. Se o leitor preferir remover apenas do usuário em que ele está logado, basta executar o comando sem parâmetro "-AllUsers":

Get-AppxPackage | Remove-AppxPackage

Se você tiver removido algum aplicativo, mas ficou arrependido e quer ele de volta, basta acessar a Windows Store para instalá-lo novamente.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.