Aprenda a fazer com que o Windows carregue suas pastas mais rapidamente

Por Aline Pereira

Quem precisa trabalhar fazendo muitas coisas ao mesmo tempo no computador sabe o quanto é chato ficar esperando que algumas páginas na web abram. Situação semelhante também acontece quando o Windows insiste em ficar processando as nossas solicitações e demora uma eternidade para simplesmente abrir alguma pasta.

Contudo, há maneiras de configurar nossas pastas para que elas abram mais rapidamente e nos ajudem a otimizar o nosso tempo. Se você abrir o Windows Explorer e digitar %userprofile%, por exemplo, o Windows imediatamente abrirá a pasta do perfil de usuário. Já a variável %windir%, abrirá a pasta do Windows.

Estes atalhos podem ser realmente úteis para pessoas que criam diversas pastas umas dentro das outras. Pensando nisso, nós preparamos um passo a passo que ensina a configurar o seu computador para que, com um simples comando, você seja capaz de abrir mais rapidamente suas pastas no sistema operacional da Microsoft.

Para explicar o passo o passo, utilizamos o Windows 8.1, porém o mesmo procedimento pode ser seguido tanto no Windows 8 quanto no Windows 7.

Passo 1

No menu iniciar, abra o "Painel de Controle" e Selecione a opção "Sistema e Segurança". Em seguida, clique em "Sistema".

Passo 2

Dentro de "Sistema", selecione a opção "Configurações avançadas do sistema". Um pop-up "Propriedades do Sistema" irá aparecer. Na aba "Avançado", clique no botão "Variáveis de Ambiente" localizado na parte inferior direita.

Passo 3

Clique no botão "Novo" e em "Nome da variável" digite o nome do atalho que você vai utilizar para a pasta que será definida no campo "Valor da Variável". Neste segundo campo, informe o diretório completo de onde aquela pasta se encontra. Se você não souber informar o diretório completo, basta ir até a pasta no Windows Explorer e copiar o caminho do diretório de lá.

Passo 4

Para finalizar, clique em "OK" e pronto! Você criou um atalho para acessar a pasta. Para concluir o processo, reinicie seu computador, abra o Windows Explorer e na barra de diretórios digite o nome da variável que você escolheu entre o símbolo de percentual. Ou seja, no exemplo acima a variável foi "legiao", logo deverá ser digitado %legiao%.

Basta pressionar a tecla "Enter" no seu teclado para que o nome seja "traduzido" para a pasta que você definiu. Repetindo o procedimento, você poderá criar quantos atalhos desejar.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.