Aprenda a fazer com que o Windows carregue suas pastas mais rapidamente

Quem precisa trabalhar fazendo muitas coisas ao mesmo tempo no computador sabe o quanto é chato ficar esperando que algumas páginas na web abram. Situação semelhante também acontece quando o Windows insiste em ficar processando as nossas solicitações e demora uma eternidade para simplesmente abrir alguma pasta.

Contudo, há maneiras de configurar nossas pastas para que elas abram mais rapidamente e nos ajudem a otimizar o nosso tempo. Se você abrir o Windows Explorer e digitar %userprofile%, por exemplo, o Windows imediatamente abrirá a pasta do perfil de usuário. Já a variável %windir%, abrirá a pasta do Windows.

Estes atalhos podem ser realmente úteis para pessoas que criam diversas pastas umas dentro das outras. Pensando nisso, nós preparamos um passo a passo que ensina a configurar o seu computador para que, com um simples comando, você seja capaz de abrir mais rapidamente suas pastas no sistema operacional da Microsoft.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para explicar o passo o passo, utilizamos o Windows 8.1, porém o mesmo procedimento pode ser seguido tanto no Windows 8 quanto no Windows 7.

Passo 1

No menu iniciar, abra o "Painel de Controle" e Selecione a opção "Sistema e Segurança". Em seguida, clique em "Sistema".

Passo 2

Dentro de "Sistema", selecione a opção "Configurações avançadas do sistema". Um pop-up "Propriedades do Sistema" irá aparecer. Na aba "Avançado", clique no botão "Variáveis de Ambiente" localizado na parte inferior direita.

Passo 3

Clique no botão "Novo" e em "Nome da variável" digite o nome do atalho que você vai utilizar para a pasta que será definida no campo "Valor da Variável". Neste segundo campo, informe o diretório completo de onde aquela pasta se encontra. Se você não souber informar o diretório completo, basta ir até a pasta no Windows Explorer e copiar o caminho do diretório de lá.

Passo 4

Para finalizar, clique em "OK" e pronto! Você criou um atalho para acessar a pasta. Para concluir o processo, reinicie seu computador, abra o Windows Explorer e na barra de diretórios digite o nome da variável que você escolheu entre o símbolo de percentual. Ou seja, no exemplo acima a variável foi "legiao", logo deverá ser digitado %legiao%.

Basta pressionar a tecla "Enter" no seu teclado para que o nome seja "traduzido" para a pasta que você definiu. Repetindo o procedimento, você poderá criar quantos atalhos desejar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.