Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

8 principais novidades do Windows 10 Creators Update

Por| 12 de Abril de 2017 às 08h55

Link copiado!

8 principais novidades do Windows 10 Creators Update
8 principais novidades do Windows 10 Creators Update

A Microsoft mudou a forma como mantém e distribui o seu sistema operacional. Se antes era comum ver um novo Windows lançado a cada par de anos, agora a empresa adota uma estratégia de distribuição contínua. Saem de cena as mudanças de número e de nome e entram os grandes pacotes de atualização, com menos alterações, mas que garantem um fluxo continuado de inovação.

A bola da vez é o Creators Update (ou Atualização para Criadores), que começou a ser distribuída automaticamente e gradativamente nesta terça-feira (11). Com a novidade, o sistema ganha alguns ajustes, traz novas funções e também atualiza alguns aplicativos nativos do sistema. Em suma, é um passo adiante para o Windows 10, sistema que em outubro de 2016 já contava com 400 milhões de usuários.

O Creators Update já pode ser baixado manualmente, mas nem sempre isso é recomendável. De qualquer forma, nós listamos aqui as principais novidades que chegam ao Windows 10 com esta nova atualização.

1. Novo Microsoft Edge

Continua após a publicidade

O Edge é a aposta da Microsoft para o mercado de navegadores, e podemos dizer que é o primeiro grande acerto da companhia neste ramo. Bem avaliado pelos usuários, o browser ganha uma nova versão com o Creators Update, contando com um novo sistema de gerenciamento de abas, bloqueio de conteúdo em Flash por padrão e muito mais — confira aqui as principais novidades do Edge.

2. Mais 3D do que nunca

A Microsoft dá um passo adiante e traz para o Windows 10 o Paint 3D, um modelador de objetos tridimensionais que traz consigo a herança do mais simpático programa de ilustração do mundo. Nele, é possível criar itens do zero ou modificar algo já existente, tudo de maneira simples e direta como o Paint sempre foi.

Continua após a publicidade

Outro aspecto tridimensional da atualização do Windows 10 é o Remix 3D, uma espécie de repositório online que agora pode ser acessado nativamente pelo sistema. Nele, você pode publicar o seu trabalho e conferir obras de outros artistas, entrar em contato com eles, ampliar seus conhecimentos e muito mais.

3. Preparado para a realidade virtual

Outra novidade interessante do Creators Update é o suporte para realidade virtual por meio do Windows Mixed Reality. Segundo a empresa, a ferramenta “combina a emoção da realidade virtual com o poder de se envolver e personalizar o ambiente virtual ao seu redor”. É a partir dela que a Microsoft pretende se estabelecer no mercado de RV.

4. Cortana integrada em outros aplicativos

Continua após a publicidade

Algo esperado já há algum tempo finalmente aconteceu: a Cortana está mais inteligente e, agora, pode ser integrada a outros aplicativos. Lógico que tudo isso depende de desenvolvedores, mas aguarde por cada vez mais programas que podem trabalhar em conjunto com a assistente pessoal virtual da Microsoft. Atualmente, ela já pode procurar e registrar itens nas suas listas de tarefas do Wunderlist; experimente.

5. Ferramenta nativa para streaming de jogos

O Creators Update traz consigo o Beam, uma ferramenta nativa para você transmitir a sua jogatina no PC e fazer gameplays com muito mais facilidade. Além de mostrar, o novo programa também permite a você acompanhar outros jogadores fazendo o mesmo. Enfim, uma comunidade de streaming que veio para tentar fazer frente ao Twitch e ao YouTube.

Continua após a publicidade

6. Plataforma de jogos unificada

A partir desta atualização, a Microsoft começa a oferecer uma experiência integrada para os gamers que usam PC e Xbox One para se divertir. A ideia é criar uma plataforma de jogos unificada por meio da Xbox Live e do Xbox Play Anywhere. Em suma, você compra um título uma única vez e pode jogá-lo tanto no PC quanto no Xbox One.

7. Venda de e-books na Windows Store

Além de aplicativos, agora a loja oficial do Windows passa a vender também livros — qualquer semelhança com a iTunes Store e a Play Store não é mera coincidência. Para oferecer uma experiência completa, a Microsoft também adicionou um leitor de e-book no Edge. É uma ferramenta cheia de recursos para você imergir na leitura, com direito a marca-texto, anotações, buscas e muito mais.

Continua após a publicidade

8. Menos luz azul

Para agredir menos os seus olhos durante a utilização do PC, o Windows 10 Creators Update conta com um controle da luz azul. Isso é especialmente importante para quem usa o computador à noite, visto que a luz azul pode afetar diretamente a qualidade do seu sono. Ponto para a Microsoft.

O Creators Update não traz nenhuma grande novidade, mas dá uma amostra de como a Microsoft vem tratando com carinho a questão das atualizações no sistema. A nova atualização já foi disponibilizada para você? Como está sendo a sua experiência? Registre tudo na seção de comentários.