Versão brasileira da Cortana pode ser lançada ainda em 2015

Por Redação | 07 de Dezembro de 2015 às 16h03

No início do segundo semestre, a Microsoft anunciou que o Brasil estaria entre os países que receberiam a assistente virtual Cortana em breve. Desde então, pouco se falou sobre o assunto, mas uma informação escondida na nova atualização do Windows 10 Mobile dá a entender que ela poderá em breve falar português com a gente.

De forma um tanto oculta, e sem avisar ninguém, a Microsoft aplicou o suporte ao português brasileiro nas opções de ditado e digitação por voz do sistema operacional. A novidade aparece na build 10586.29 do Windows 10 Mobile, que está disponível para testes e identificação de bugs para membros do sistema Insider.

Isso significa que a novidade já está em um estágio de desenvolvimento avançado o suficiente para que seja colocada à disposição dos usuários, mesmo que apenas para uma parcela pequena deles. De acordo com os primeiros relatos de utilizadores, a funcionalidade parece funcionar bem, mas as opções mais avançadas da Cortana ainda estão indisponíveis em nosso idioma.

A adição dos recursos seria um primeiro passo para que a assistente de voz comece a falar português. A diferença entre ela e as funções de ditado são grandes o suficiente para demandarem um investimento e tempo de desenvolvimento adicional, já que a Cortana também precisa entender contexto e realizar ações de acordo com isso, algo que se torna bastante complicado levando-se em conta a complexidade do português.

Por enquanto, a Microsoft não se pronunciou sobre uma previsão de disponibilidade para a Cortana. Anteriormente, a empresa havia afirmado que o suporte chegaria até o final de 2015 não apenas ao Brasil, mas também a países como México, Japão, Canadá, Índia e Austrália.

Fonte: Meu Smartphone

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.