Microsoft lança aplicativo de acesso remoto para Windows Phone

Por Redação | 25.04.2014 às 08:20 - atualizado em 18.08.2015 às 18:17
photo_camera Divulgação

Quando a Microsoft anunciou o lançamento do seu aplicativo para controle remoto de PCs a partir de tablets e smartphones, o Remote Desktop, para dispositivos Android e iOS, criou-se a expectativa de que logo ele chegasse à plataforma Windows Phone. Contudo, somente agora, sete meses após o lançamento para as plataformas concorrentes, é que a companhia liberou a versão preview do app para o Windows Phone 8.1.

Usando o protocolo RDP e o RemoteFX, o aplicativo oferece uma rica experiência multi-toque ao usuário devido a alta fidelidade de áudio e vídeo promovida pela tecnologia, garante a empresa em um comunicado oficial em seu blog. O Remote Desktop também suporta o protocolo de segurança NLA (Network Layer Authentication), que utiliza fortes algoritmos de encriptação para proteger os dados da conexão e de seus usuários. O app pode se conectar ao Windows 8.1, 8, 7 e ao Windows Vista, bem como as várias versões do Windows Server.

Conectando-se a uma máquina instalada com Windows 8 ou Windows 8.1, é definido por padrão o sistema de touchscreen, permitindo a interação de toque direta com o sistema operacional do PC. Se o usuário estiver se conectando a uma máquina com o Windows 7, por padrão o sistema interpretará o dedo do usuário como sendo a seta do mouse, mas o modo touchscreen também pode ser aplicado alterando as configurações do aplicativo.

É necessário configurar o Acesso Remoto no Painel de Controle do computador com Windows para permitir que o aplicativo possa começar a controlar o desktop a partir do dispositivo móvel. Para os marinheiros de primeira viagem, há alguns vídeos disponíveis que explicam a configuração do app no PC e no smartphone. Com uma interface bastante amigável, o app facilita o gerenciamento das máquinas cadastradas podendo ser definidos nomes àquelas que sao acessadas diretamente pelo número do endereço IP.

A versão preview do Remote Desktop para Windows Phone está disonível apenas em inglês e também foi lançada para Windows 8.1 e Mac OS X. Para aqueles que desejam baixá-lo, basta ir até a página do aplicativo na Windows Phone Store.