10 gerenciadores de arquivos para Windows Phone

Por Douglas Ciriaco

Apesar do Windows Phone contar com um gerenciador próprio para gerenciar arquivos, a história nos mostra que nem sempre as soluções nativas de um sistema operacional são as mais apropriadas — está aí o Internet Explorer que não nos deixa mentir. Logo, apesar de um serviço ser oferecido como app padrão dentro de um ambiente, é muito comum (e positivo) que usuários desenvolvam alternativas e disponibilizem para download, inclusive no mundo mobile.

No Windows Phone, por exemplo, existem inúmeros aplicativos que se propõem a gerenciar os seus arquivos. Se você procura uma alternativa ao app que já veio instalado em seu aparelho, fique atento: nós preparamos uma lista com 10 opções para você.

1. Aerize Explorer

Gerenciador de arquivos Windows Phone

Gerenciador de itens armazenados no dispositivo ou no cartão de memória, com capacidade para lidar de forma avançada com diferentes tipos de arquivos — músicas, documentos de texto, vídeos, fotos e PDF —, o Aerize Explorer é um dos grandes nomes do gênero disponíveis para Windows Phone.

Ele ainda oferece ferramentas avançadas para movimentação e compartilhamento de arquivos. Para facilitar sua vida, ele tem visualização em miniatura de vários itens, permitindo inclusive a exibição deste recurso em diferentes tamanhos. Você também pode fixar pastas e arquivos favoritos para fácil acesso. O app conta com duas versões, uma paga e outra gratuita.

2. Arquivos (Files)

Gerenciador de arquivos Windows Phone

O Arquivos, também conhecido por seu nome original, Files, permite acessar arquivos guardados tanto no sistema de armazenamento interno de um aparelho quanto no cartão de memória. Para tornar a tarefa menos árdua, ele oferece um sistema de busca de arquivos, tem um apelo simples e faz apenas o básico, mas não deixa a desejar em nenhum aspecto. Você pode mover, copiar ou excluir itens de seu Windows Phone por meio de um app organizado, leve, bonito e muito funcional.

3. File Explorer

Gerenciador de arquivos Windows Phone

O File Explorer oferece recursos que fogem do básico na hora de gerenciar seus arquivos. Além de acessar itens guardados no seu aparelho em si e também no cartão de memória, ele pode ser integrado ao OneDrive e acessar conteúdos salvos na nuvem sem depender de apps externos. Você ainda pode visualizar documentos do Office, PDF, eBooks, vídeos, imagens e pacotes ZIP com o File Explorer. Por fim, vale ressaltar que o aplicativo oferece suporte para transferências via Wi-Fi, contém player multimídia embutido e ainda pode criptografar seus arquivos para garantir sua privacidade.

4. File Explorer Plus

Gerenciador de arquivos Windows Phone

Apesar da semelhança no nome, os dois últimos apps não pertencem aos mesmos desenvolvedores. O File Explorer Plus apresenta recursos básicos e um visual bem mais simples do que a outra aplicação quase homônima, permitindo acesso a arquivos do microSD e da memória interna de um gadget, com suporte para diversos formatos.

Ele lê e diferencia visualmente arquivos de diferentes formatos, como PDF, AVI, MP3 e afins, mas não é capaz de reproduzir qualquer tipo de item. Ou seja, ele vai se restringir a garantir acesso aos dados, oferecendo opções para deletar alguma coisa, mas para por aí. É bom para quem não quer nada além do básico.

5. File Manager Free

Gerenciador de arquivos Windows Phone

O File Manager Free também tem um estilo bem simples, mas consegue reunir alguns recursos quase únicos nesta lista. O principal deles é o sistema de proteção com senha que permite bloquear o acesso a alguns arquivos, ideal para manter bisbilhoteiros longe de suas coisas. A ferramenta também consegue acessar arquivos da memória interna ou do cartão microSD, conta com um sistema de busca avançado para você encontrar quase tudo e oferece um reprodutor de música embutido — ou seja, é possível gerenciar e ouvir a sua biblioteca de músicas em um só lugar.

6. Folders Free

Gerenciador de arquivos Windows Phone

O Folders Free já começa destacando a sua capacidade de proteger os seus arquivos. Ele apresenta uma ferramenta de criptografia que mantém seus itens distantes do acesso de pessoas não autorizadas, além de contar com uma função “esconder”, que incrementa a segurança ao ocultar suas pastas. No mais, ele está repleto de funções básicas, como possibilidade de mover, apagar, copiar e compartilhar arquivos, suporte para acesso ao cartão microSD e à memória interna, e contato direto com o OneDrive. Além disso, você pode escolher a cor predominante do Folders Free, deixando o app com a sua cara.

7. Metro File Manager

Gerenciador de arquivos Windows Phone

Um dos mais avançados gerenciadores de arquivos para Windows Phone, o Metro File Manager possui inúmeros recursos. Você pode acessar seus arquivos remotamente pelo PC e conectar suas contas dos principais serviços de armazenamento na nuvem (Google Drive, OneDrive, Box e Dropbox). Também é possível bloquear o app com senha, criar pastas compactadas no formato ZIP, compartilhar rapidamente via WiFi, Bluetooth e NFC e muito mais. E tudo isso dentro de uma interface bem organizada e com grande apelo visual, ideal para quem procura simplicidade e funcionalidade.

8. Pocket Explorer

Gerenciador de arquivos Windows Phone

O Pocket Explorer é outro aplicativo avançado para o gerenciamento de arquivos. Ele é capaz de se conectar aos serviços de armazenamento na nuvem e fazer Dropbox, OneDrive ou Google Drive funcionarem como uma espécie de cartão de memória virtual no seu Windows Phone.

Os arquivos armazenados na nuvem podem ter suas informações salvas para se tornar offline. Assim, é possível pesquisar no Dropbox, por exemplo, mesmo que você não esteja conectado à internet. O app apresenta suporte para documentos compactados nos formatos ZIP, RAR e 7z e permite a filtragem inteligente de arquivos (você define o filtro e ele exibe os resultados).

9. Pocket File Manager

Gerenciador de arquivos Windows Phone

Mais uma opção avançada para gerenciar arquivos, o Pocket File Manager permite acesso a arquivos na nuvem (OneDrive, Yandex, Dropbox, Box e Google Drive) e compartilhamento de itens via WiFi, Bluetooth e NFC. Você pode acessar pacotes nos formatos RAR, ZIP, 7z, TAR e GZ e reproduzir músicas e vídeos.

O Pocket File Manager trabalha ainda com a tela bloqueada, tem suporte para sua biblioteca de mídia e consegue acessar arquivos guardados no seu cartão de memória. Obviamente, operações básicas como mover, copiar e apagar arquivos e pastas também estão disponíveis por aqui.

10. Remote File Manager

Gerenciador de arquivos Windows Phone

A última dica é um programa cujo foco principal é acessar arquivos na nuvem. Com suporte para OneDrive, Dropbox e Box, o Remote File Manager também trabalha com o protocolo FTP para você lidar com itens que não estão armazenados em seu dispositivo. Além disso, ele pode acessar conteúdos locais, uma solução bem interessante do ponto de vista técnico na hora de gerenciar arquivos. Há ainda alguns extras, como um visualizador e editor de imagens embutidos no Remote File Manager.

E aí, qual destas opções é a sua favorita? Conhece algum outro nome que poderia estar nesta lista? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários abaixo.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.