Cinco truques úteis para usuários de Windows Phone

Por Felipe Demartini

Mesmo encarado como um sistema operacional “menor” por muita gente e sofrer com a falta de apoio de desenvolvedores e usuários, o Windows Phone ainda tem muita lenha para queimar. E antes mesmo da chegada da versão 10 do sistema operacional, que promete interligar ainda mais a plataforma à sua versão PC, há uma série de funcionalidades que podem facilitar a vida de quem escolheu um aparelho dessa categoria. Muitas delas, inclusive, não são nem mesmo amplamente conhecidas.

Felizmente, você tem o Canaltech, que agora elenca cinco funções que você pode nem saber que existem, mas podem melhorar sua vida ou deixar a utilização daquele smartphone que você carrega no bolso muito mais dinâmica.

Tela inicial aprimorada

Não vamos falar sobre as configurações dos tiles do display nem sobre como você pode colocar imagens de fundo – ambos são recursos fáceis e que merecem serem manipulados em busca da melhor configuração para cada usuário. Estamos falando de recursos mais avançados, que podem ser essenciais na hora de utilizar o aparelho.

Truques úteis WinPhone

O Windows Phone conta com um sistema de busca integrado ao Bing, da Microsoft, que permite pesquisar conteúdo com um toque na lupa que faz parte do trio de botões de todo aparelho. Entretanto, algumas pessoas simplesmente não querem abrir mão do Google, e um truque fácil – mas menos intuitivo que a função embarcada no sistema, claro – pode resolver isso.

Truques úteis WinPhone

Basta criar um atalho direto para a página inicial do buscador fixado na tela inicial. Para fazer isso, abra o navegador Internet Explorer, acesse o Google e clique nas reticências que aparece no canto inferior direito, ao lado da barra de endereços. Ali, selecione “fixar na tela inicial” para que um tile seja criado, com todas as opções de customização a que o usuário tem direito.

Por mais que boa parte das funções do Windows Phone possam, sim, ser transformadas em atalhos, nem todas possuem essa capacidade. O usuário que quiser, por exemplo, acessar diretamente as configurações de rede Wi-Fi ou colocar o aparelho em modo avião deve acessar o menu de configurações diretamente, ou utilizar a barra de ações rápidas na tela de notificações.

Alguns, entretanto, podem achar que dois ou três toques na tela são demais. É aí que entra o Toolbox, um app gratuito que abre ainda mais possibilidades de atalhos para o usuário. Por meio dele, é possível fixar tiles que abrem rapidamente uma mensagem de texto ou e-mail para serem escritos, por exemplo, ou parar a música rapidamente.

Toolbox

O software também traz atalhos diretos para downloads de aplicações parceiras, como uma que transforma o flash do smartphone em lanterna ou que utiliza os sensores do dispositivo para simular uma bússola. E, em ambos os casos, é possível criar um tile na página principal, facilitando sua utilização.

Personalize ações rápidas

A central de notificações do Windows Phone pode ser acessada de maneira rápida, mesmo com o aparelho bloqueado. Basta deslizar o dedo de cima para baixo no display para observar os alertas, notificações e outras configurações. Ali, também, estão as ações rápidas, que dão acesso com um toque a algumas funções do dispositivo.

Truques úteis WinPhone

Essa configuração, claro, fica completamente a cargo de usuário. Basta acessar o menu de configurações e selecionar a opção “notificações+ações”. Logo no começo da tela, você verá quatro quadros que correspondem aos quatro atalhos que podem ser configurados. Clicando em uma delas, temos acesso à gama de funções que estão disponíveis para aquele espaço.

Dá para, por exemplo, ligar rapidamente o modo avião ou ativar o modo de silêncio, que bloqueia todas as notificações, ou acessar diretamente uma VPN ou as configurações de Wi-Fi. O bloqueio de rotação de tela e a câmera também aparecem aqui, assim como as customizações de brilho da tela.

Controle seu consumo de dados

Uma função que normalmente é negligenciada pelos usuários é o Sensor de Dados, que utiliza as informações do próprio sistema para mensurar o quanto de sua franquia mensal já foi gasta. Para quem tem uma internet móvel com limites, essa é uma ótima adição ao sistema, principalmente quando ela é essencial para o trabalho ou incorre em gastos extras com a compra de pacotes adicionais.

Truques úteis WinPhone

As configurações da funcionalidade podem ser encontradas no menu de aplicativos, acessíveis com um deslizar do dedo na tela, da direita para a esquerda. Logo de início, o aplicativo, se configurado, apresenta o total de dados gastos e o restante, além de uma contagem para a reposição do pacote. Em “Uso”, dá para conhecer exatamente quais os aplicativos que mais consomem a sua banda, além de quanto dela foi utilizada em modo celular ou Wi-Fi.

Truques úteis WinPhone

A mágica de toda essa informação está na engrenagem logo embaixo, que permite acesso às configurações. Por ali, é possível configurar o dia exato do mês em que a franquia de dados é restabelecida, além de ativar funções que permitem restringir o uso do 3G/4G para alguns apps em segundo plano, quando em roaming ou caso o limite esteja próximo de ser atingido, por exemplo.

O Sensor de Dados, claro, pode ser fixado na tela inicial do Windows Phone, entregando, o tempo todo e de forma rápida, a quantidade de MBs gastos e banda restante. Mantenha esse controle e nunca mais passe apuros por ficar sem internet móvel.

Cortana, sua amiga

A assistente de voz do Windows Phone é inspirada na série de games Halo e pode ser uma ótima aliada na hora de realizar ações básicas ou fazer pesquisas simples, além de obter indicações e rotas. Totalmente integrada ao sistema operacional, ela só tem um problema – por enquanto, não fala nossa língua.

Truques úteis WinPhone

Entretanto, você pode usar a Cortana desde já, desde que saiba se comunicar com ela em inglês. Para fazer isso, basta modificar a língua do sistema para o inglês norte-americano, acessando o menu de configurações e, em “Idioma”, adicionando a opção “English (United States)”. Para efetivar a mudança, pressione o dedo sobre a opção recém-adicionada e escolha “mover para cima”, até que ela seja a primeira da lista.

Será preciso reiniciar o smartphone e, após esse processo, ele será religado com todos os menus e informações em inglês. Com isso, a Cortana dará o ar de sua graça na lista de aplicativos e pode ser fixada na tela inicial da mesma forma que qualquer outro software.

Se configurada para o maior tamanho de tile possível, ela não apenas estará lá para ser acessada por meio de comandos de voz, mas também entregar informações. Para configurá-la, acesse o aplicativo e clique em “Interests”, e, depois, no sinal de mais logo abaixo. Aqui, você deve escolher entre categorias como filmes, música, notícias, informações financeiras e previsão do tempo.

Em muitos casos, será necessário escolher sua cidade para que tudo funcione direito. Em outros, um menu adicional será aberto, com opções ainda mais precisas. Em notícias, por exemplo, o usuário pode escolher as editorias em que está interessado, ou então colocar sua rotina diária a partir de contatos ou agenda diretamente na tela principal do dispositivo.

Truques úteis WinPhone

Por fim, a Cortana também é capaz de reconhecer a música que está tocando no ambiente. Basta clicar na nota musical no canto superior direito da tela para fazer isso e aguardar alguns segundos para que a funcionalidade entre em ação.

Projete a tela do celular no PC

A última dica pode ser bastante interessante para quem consome mídia no smartphone, quer jogar games em tela maior, fazer gameplays ou realizar apresentações. Por meio de um aplicativo chamado “Project My Screen”, é possível duplicar o display do celular no computador com Windows, facilitando tais tarefas.

Para fazer isso, baixe o aplicativo pela loja do Windows e conecte o celular ao computador por meio do cabo USB. Nas versões 8 e 10 do sistema operacional, a configuração acontece rapidamente e de forma automática. Basta autorizar a transmissão da tela no próprio aparelho para que a mágica aconteça com pouco ou quase nenhum atraso.

Truques úteis WinPhone

O Project My Screen também é capaz de, por exemplo, indicar visualmente o local onde a tela foi tocada. Além disso, dá para controlar o celular utilizando o mouse ou exibir tudo em tela cheia, utilizando o atalho Ctrl + Enter. Um software simples, mas que nas mãos corretas pode ser bastante útil.