Avast adverte sobre muitos aplicativos falsos na Windows Phone Store

Por Redação | 07 de Outubro de 2015 às 15h23

A empresa de segurança digital Avast publicou um post que revela que a loja de aplicativos para Windows Phone tornou-se um local onde golpistas têm disponibilizado aplicativos falsos para se beneficiar de downloads de usuários mais desatentos. Muitos desses aplicativos aproveitam-se de nomes conhecidos, como BBC, CNN, Facebook Messenger e WhatsApp para terem maiores chances de serem baixados, ainda que a procedência duvidosa do app seja claramente indicada na loja.

O post observa que na Windows Store existem três aplicativos fraudulentos da própria Avast. O principal objetivo desses falsos aplicativos do sistema móvel da Microsoft é chamar a atenção dos usuários em direção a anúncios personalizados. Todos os dados dos aplicativos podem ser coletados sobre o usuário, como localização e interesses, para mostrar os anúncios que mais possam interessar a ele.

Apesar de parecerem inofensivos, alguns apps podem conter muito mais do que anúncios segmentados, incluindo exploração de dados e até um ataque remoto para se ter acesso as várias funcionalidades do dispositivo.

Alguns dos falsos aplicativos utilizam-se de marcas famosas, mas oferecem conteúdo totalmente diferente do prometido. Esse é o caso de um falso aplicativo da CNN World News, que na verdade é uma mensagem evangélica chamada "Abundant life".

Outro detalhe importante que a Avast observa é que os aplicativos falsos permanecem na Windows Store por muito tempo, em alguns casos até meses. "Por alguma razão, ninguém toma algum tempo para denunciar maus aplicativos, mesmo que seja claro que eles são falsos e a maioria dos comentários dos usuários sejam extremamente negativos", comenta a empresa de segurança.

Fonte: Avast

Fonte: http://it.slashdot.org/story/15/10/06/2341221/windows-phone-store-increasingly-targeted-with-fake-mobile-apps?utm_source=rss1.0mainlinkanon&utm_medium=feed