Windows Phone pode ganhar app para ajudar quem trabalha no tablet ou celular

Por Redação | 09 de Fevereiro de 2015 às 17h49

Facilitar a vida de quem usa o celular ou tablet para trabalhar é um dos focos da Microsoft com o Windows Phone, como a empresa já havia afirmado anteriormente. Agora, surgem informações de que a companhia estaria desenvolvendo uma aplicação especificamente para esse segmento, voltada a auxiliar o usuário a se lembrar do que estava fazendo, localizar pontos de interesse ou novas atualizações de apps que possam ajudar ainda mais na utilização dos dispositivos.

Trata-se do Work Assistant, um projeto interno do grupo Digital Life + Work da Microsoft, que também é responsável por segmentos do Office e outras aplicações corporativas da Microsoft. O projeto ainda teria a participação do próprio Bill Gates, fazendo seu retorno às atividades da empresa mesmo sem assumir um cargo efetivo, trabalhando apenas como um conselheiro, mas ainda assim com ele lidando diretamente com a novidade.

Da boca do fundador da Microsoft, a ideia não é novidade. Durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, por exemplo, ele confirmou estar trabalhando em um projeto de assistente pessoal que ajudaria o usuário a se focar naquilo que é importante, e funcionaria não apenas no Windows Phone, mas em todos os dispositivos com sistemas da companhia. Para ele, a ideia de diversos aplicativos exibindo informações e novidades ao mesmo tempo não é eficaz, e um software que reunisse tudo isso e mostrasse apenas o que importa seria o ideal em uma dinâmica de trabalho que cada vez mais lida com mais dados, na mesma medida em que se tem menos tempo.

Ao que tudo indica, a tal ferramenta apareceu para download na Windows Phone Store, ainda que marcada como um Beta interno e, por isso, não pode ser baixada. De acordo com suas informações oficials, o app funciona em aparelhos com a versão 8.1 do sistema operacional e precisa de acesso a praticamente todos os recursos do aparelho, como contatos, aplicativos e até câmera ou microfone.

Em termos de interface, ele chegou a lembrar alguns do saudoso Clippy, o assistente digital animado que aparecia para ajudar o usuário em versões antigas do Office. Segundo o ZDNet, o serviço estaria integrado à Cortana e teria como uma de suas primeiras funcionalidades a união do Office aos sistemas de comando de voz e computação na nuvem, permitindo acesso a documentos e funcionalidades a partir de um único app.

Essa integração seria um dos grandes focos da Microsoft na união entre todos os seus aparelhos – não apenas para trazer sistemas como o Office e o OneDrive de forma mais unida ao Windows Phone, mas também fazer o mesmo entre celulares, tablets e computadores. A ideia é que o Work Assistant seja mais um app embarcado por padrão no Windows 10, em sua versão mobile, e trabalhe diretamente com o PC, seja pelo mesmo app, ou então por uma solução semelhante. As informações mais detalhadas sobre tudo isso não foram confirmadas.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.