Windows Phone é o único a sobreviver aos ataques de hackers do Pwn2Own 2014

Por Redação | 14 de Novembro de 2014 às 13h49

Realizado em Tóquio, o Mobile Pwn2Own 2014, evento de hackers organizado pela HP com patrocínio do Google e BlackBerry, tem como objetivo testar a segurança dos dispositivos móveis existentes no mercado. Vários aparelhos passaram por experimentos nas mãos de diversos hackers, com o concurso rendendo prêmios que chegaram até US$ 150 mil. Os usuários que participaram da feira prometeram entregar todos os detalhes técnicos aos organizadores e não revelá-los até que eles fossem solucionados.

Foram testados para o concurso dispositivos como o Fire Phone, iPhone 5S, iPad Mini, BlackBerry Z30, Google Nexus 5, Nexus 7, Nokia Lumia 1520 e o Samsung Galaxy S5. O iPhone 5S foi o primeiro a apresentar vulnerabilidades e ser hackeado por um dos participantes. Com uma falha no Safari, o dispositivo da Apple logo ganhou companheiros que também não sobreviveram aos ataques dos hackers.

Apenas um gadget não foi violado pelos participantes: o Nokia Lumia 1520, equipado com Windows Phone 8.1. O aparelho foi atacado pelo grupo VUPEN, bastante conhecido nestes tipos de eventos, com um exploit no navegador. O ataque só teve êxito parcial, com os hackers conseguindo ter acesso aos dados dos cookies. Mesmo assim, eles não foram capazes de controlar o dispositivo de seu terminal por não terem sucesso na hora de hackear o sandbox. Ou seja, o Windows Phone foi o único a sobreviver a maratona hacker do Mobile Pwn2Own 2014.

O Lumia 1520 não é o dispositivo mais recente da linha Lumia, visto que já possui cerca de um ano desde o seu lançamento. No entanto, seu hardware possui configurações interessantes, com um processador Qualcomm Snapdragon 800, 2 GB de RAM e uma tela de 6 polegadas de 1080p. O aparelho também possui uma câmera PureView de 20 megapixels.

Ainda que muita gente ignore a conquista do smartphone da Microsoft por ele não ser tão popular quando comparado a outros telefones com diferentes sistemas operacionais, é interessante notar que o Windows Phone não possui uma fragilidade como muitas pessoas imaginam. Por outro lado, é preocupante ver aparelhos populares como o iPhone 5S, Nexus 5, Galaxy S5 e o Amazon Fire Phone sendo hackeados com mais facilidade. As informações são do site Slash Gear

Os detalhes sobre os ataques não foram mencionados, mas a HP promete liberar algumas informações nas próximas semanas depois que as fabricantes lançarem atualizações para sanar as vulnerabilidades de seus aparelhos.

Fonte: http://www.slashgear.com/windows-phone-surprisingly-survives-hp-pwn2own-contest-14355490/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.