Windows Phone deve se tornar o terceiro sistema operacional móvel mais usado

Por Redação | 28.10.2013 às 14:55

Já sabemos que a BlackBerry não anda muito bem no mercado de dispositivos móveis. E mesmo que seu último app para Android e iOS, o BlackBerry Messenger, ter sido baixado mais de 10 milhões de vezes em apenas 24 horas, a empresa deve perder ainda mais espaço no mundo dos tablets e smartphones.

Prova disso é que o Windows Phone está crescendo e deve, ainda este ano, assumir a terceira posição no ranking de sistemas operacionais móveis mais usados. As informações são da GlobalWebIndex, que divulgou um estudo com dados de várias companhias de tecnologia.

Segundo o site WMPoweruser, a plataforma da Microsoft deve fechar 2013 com 68,23 milhões de usuários, contra 62,56 milhões da BlackBerry. Os resultados mostram que, aos poucos, o software da gigante de Redmond alcança uma fatia considerável dos sistemas móveis mais utilizados. Veja o gráfico abaixo:

Windows Phone

No entanto, o Android domina com folga a lista de sistemas operacionais mais usados em aparelhos portáteis. 57% dos dispositivos são equipados com a plataforma do Google e, até o final deste ano, serão mais de 708 milhões de usuários em todo o mundo. O iOS, da Apple, tem menos da metade, com 232 milhões, mas cresceu de 14% para 19% em número de utilizações desde o primeiro trimestre de 2013.

Quanto aos sistemas operacionais para notebooks e desktops, o Windows 7 domina o topo da lista, com 734 milhões de usuários, seguido pelo Windows XP (399 milhões) e Windows 8 (168 milhões).