Windows Phone: Action Center vai exibir notificações de aplicativos

Por Redação | 11.03.2014 às 12:24

Aos poucos, mais e mais informações estão sendo divulgadas sobre o Action Center, a tão esperada central de notificações do Windows Phone 8.1. Com a novidade, a Microsoft pretende concentrar todos os alertas do celular em um único local, além de permitir a configuração de até quatro ações simples para as funções mais utilizadas do aparelho.

Por exemplo, é possível fixar atalhos para a ativação do modo avião, da conexão por Bluetooth ou os controles de brilho da tela em um único local, sem que seja preciso acessar menus de configuração e outras opções menos práticas. Além disso, o Action Center vai permitir o controle inteligente das notificações exibidas, não apenas pelas mãos dos usuários, mas também pelos desenvolvedores dos próprios aplicativos. É o que mostra as informações do SDK do sistema, reveladas por um desenvolvedor no Twitter.

Cada software poderá exibir um máximo de 20 notificações, que não podem permanecer no Action Center por mais do que sete dias. É possível, também, ajustar as configurações e dizer que tipos de alerta não devem aparecer na central, quais serão acionados sileciosamente ou quando eles ativarão o som e a vibração do celular. Isso tudo de acordo com as preferências de cada usuário.

Ao lado da assistente de voz Cortana, importada diretamente da série Halo, o Action Center é a grande inovação da versão 8.1 do Windows Phone. O lançamento está previsto para acontecer em abril deste ano.