Windows Phone 8.1: app Wallet funciona como Passbook, da Apple

Por Redação | 15 de Abril de 2014 às 14h39

O Passbook ainda é um recurso pouco utilizado por aqui. Lá fora, porém, os usuários de iOS têm na ferramenta uma ótima opção para organização pessoal, já que documentos como ingressos de cinema ou espetáculos, bilhetes de embarque, passagens e vales podem ser organizados e acessados a partir de um só lugar, dispensando até mesmo a necessidade de comprovantes em papel. E, agora, parece que os donos de Windows Phone também podem contar com comodidades do tipo.

Com a atualização 8.1 do sistema operacional, a Microsoft introduziu o suporte aos tickets na Wallet, seu aplicativo de carteira digital. E, mais do que isso, tornou o software totalmente compatível com o sistema da Apple, permitindo, então que todos os usuários de Windows Phone estejam automaticamente aptos a utilizar o sistema com as empresas que já dão suporte à solução do iOS.

A função está disponível apenas na versão Beta para desenvolvedores da atualização e o site Tech Crunch especula que ela pode até mesmo ser retirada antes do lançamento final do sistema. Por outro lado, o sucesso do Passbook pode ter levado a Microsoft a pensar que a tecnologia pode vir a se tornar um padrão da indústria e, por isso, preferiu dar suporte ao formato do que criar seu próprio e esperar que empresas e produtores de software invistam nele.

Por enquanto, não existem informações oficiais sobre o que aconteceu. A empreitada pode muito bem ser um acordo entre a Microsoft e a Apple. Caso contrário, a utilização das informações do Passbook no Windows Phone, por mais que se tratem apenas de um formato de arquivo, podem acabar gerando até mesmo brigas judiciais, caso exista quebra de patentes no uso da tecnologia.

No iOS, além do agregador de tickets em si, o Passbook oferece uma ferramenta de atualização em tempo real das informações contidas. É possível, por exemplo, saber sobre mudanças de portões e horários de voos, promoções de lojas conveniadas ou alterações de preço em produtos adquiridos.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.