Windows Phone 10 poderá rodar em gadgets de baixo custo com chips da Intel

Por Redação | 02.03.2015 às 15:54

Nesta segunda-feira (2), a Intel anunciou a sua nova linha de processadores para portáteis com uma novidade: o Atom X3, nova aposta da companhia para o mercado smartphones, vai ter suporte também para Windows Phone. As informações são do PC World.

A ideia parece mesmo ser reeditar uma parceria que deu muito certo no mercado de computadores pessoais, mas que ainda não existe no mundo dos smartphones. Isso tem seus motivos: o destaque maior para gadgets com Android se explica devido ao grande domínio que o sistema do Google detém nesse setor.

Entretanto, o enfoque do Atom X3, o primeiro chip da Intel com suporte para redes 3G, em aparelhos de baixo custo, com valores finais que vão variar entre US$ 75 e US$ 249, pode servir também aos propósitos da Microsoft. Assim sendo, é certo que phablets e smartphones com a próxima versão do sistema vão rodar em gadgets com processadores Intel.

Ainda em 2015

Aicha Evans, vice-presidente da Intel e diretora da Divisão de Comunicação e Dispositivos da empresa, informa que smartphones com o Atom X3 serão capazes de desempenhar o básico sem dificuldades. Ela promente gráficos de qualidade e vídeos em alta definição, além de câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 5 megapixels.

Apesar de ainda não divulgar quais fabricantes vão combinar Windows Phone 10 e o Atom X3 em seus gadgets, ela garante também que os primeiros aparelhos com a dobradinha que Microsoft/Intel vão chegar às lojas ainda neste mês — com o modelo mais básico do processador apenas com suporte para redes 3G. Já aparelhos mais avançados, com a versão do Atom X3 que suporta 4G e outras redes LTE, estão programados para o segundo semestre de 2015.