Windows Phone 10 pode ter notificações por LED em alguns modelos

Por Redação | 16 de Março de 2015 às 12h32

Um recurso bastante usado pelos donos de celulares com Android e BlackBerry OS parece estar chegando também ao Windows Phone. De acordo com screenshots vazadas no fórum Windows Mania, especializado na plataforma, a versão 10 do sistema operacional deve trazer notificações LED para os smartphones, permitindo que os usuários configurem também sinais luminosos para certas atividades. Quem falou sobre o assunto foi o The Verge.

As imagens mostram novas telas de configuração, que trazem a possibilidade de criar sinais luminosos para ações específicas, como a chegada de mensagens, lançamento de atualizações para apps ou contatos distintos. Não se sabe ao certo se também será possível configurar a cor dos LEDs, mas, aparentemente, essa também é uma possibilidade. A funcionalidade, claro, estará disponível apenas nos aparelhos compatíveis, como é o caso dos Lumias 730 ou 930, por exemplo.

Windows 10 LED Notifications

Os incrementos ao sistema de notificações vêm sendo um foco da Microsoft já há algum tempo, com atualizações estando disponíveis para o público em geral. Os alertas em LED seriam apenas mais uma opção que, possivelmente, pode até mesmo ser adicionada antes da chegada do Windows 10, por meio de um update regular. A empresa, claro, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Outra novidade, essa sim, que deve chegar junto com a versão inédita do sistema operacional está relacionada ao gerenciamento de contas de usuário. Até agora, não era possível remover a conta primária da Microsoft de um aparelho sem que ele fosse resetado, implicando na perda de todos os contatos e informações. Agora, isso não será mais necessário e as informações poderão ser trocadas de uma forma melhor. A ideia é permitir que as pessoas troquem de e-mail ou serviço sem que tenham que ter trabalho para realizar o processo nos aparelhos que desejam manter.

É uma mudança que vem para tornar a experiência mobile mais próxima dos PCs, já que essa é uma das prioridades da Microsoft. Alterações na interface de usuário também estão sendo feitas para aproximar o Windows 10 do desktop de sua versão mobile, com menus de contexto semelhantes, opções que sincronizam entre si e até avatares de forma circular, como os que aparecem no “irmão mais velho”.

A expectativa é que essas novidades deem as caras já nas próximas semanas, quando usuários cadastrados ou selecionados pela companhia recebam a nova versão Beta para testes. Assim como a versão para PCs, a Microsoft promete lançar o Windows 10 para celulares e tablets ainda neste ano, mas ainda não fixou uma data específica, falando apenas em “segundo semestre”.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.