Vídeos mostram como funciona a Cortana, assistente pessoal do Windows Phone

Por Redação | 03 de Abril de 2014 às 16h37
photo_camera Divulgação

A Apple tem a Siri, o Android o Google Now. Agora, a Microsoft entra na briga dos assistentes pessoais com a Cortana, um sistema semelhante à inteligência artificial do game Halo e com recursos promissores para o sistema operacional móvel Windows Phone 8.1. Os rumores sobre a Cortana já aconteciam desde o ano passado, mas o anúncio oficial só foi feito nesta quarta-feira (2) durante a conferência Build 2014.

A Cortana não é muito diferente de suas duas concorrentes. Ela pode criar alarmes, adicionar eventos ou datas importantes ao calendário, encontrar bares e restaurantes, criar e gerenciar grupos de amigos, entre outras funções. A diferença é que todos esses dados são falados pela assistente combinando as características do Google Now e da Siri, tornando a plataforma bastante acessível a novos usuários. Além disso, o tempo de resposta surpreende e promete ser outro grande diferencial.

E para provar que ela é a melhor assistente entre todas as disponíveis, a Microsoft divulgou no canal do Windows Phone no YouTube 21 vídeos que mostram algumas funcionalidades da Cortana. Por exemplo, o que acontece quando você pergunta ao software quem é seu pai? Ela é categórica em responder: "Tecnicamente falando, ele seria Bill Gates".

Outra resposta genial é quando o usuário diz "Eu te amo" à assistente. Curta e grossa, ela aposta que ele "fala isso para todos os outros smartphones":

Até na hora de dizer qual é sua música favorita, Cortana se mostra imparcial:

O software também reconhece que já existe uma Cortana na série de jogos Halo, do Xbox, e que seu nome deu origem ao assistente de voz do Windows Phone. "Mas como o game se passa daqui alguns séculos no futuro, talvez tenha sido ela que tenha recebido meu nome", brinca:

Estes e outros 17 vídeos você pode assistir no canal do Windows Phone no YouTube. Até o momento, a Cortana está em fase beta. O Windows Phone 8.1 será lançado para os consumidores nos próximos meses e os novos aparelhos equipados com o sistema operacional chegarão às lojas entre o final de abril e início de maio. Saiba mais sobre a Cortana e as novas funções da plataforma.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.