Versão para desenvolvedores do Windows Phone 8.1 deve ser lançada ainda em abril

Por Redação | 07.04.2014 às 13:00

Com os anúncios oficiais do Windows Phone 8.1 e sua previsão de disponibilidade para “os próximos meses”, a comunidade de desenvolvedores já começa a se mexer quanto à liberação do Developer Preview, que dá acesso antecipado à plataforma. De acordo com Joe Belfiore, que é diretor do sistema operacional, o lançamento dessa edição prévia deve acontecer na primeira metade de abril. Ou seja, nos próximos dias.

Ele já alerta, porém, que nem todas as inovações estarão presentes no sistema. Apesar de já terem acesso à central de notificações e, provavelmente, à assistente pessoal Cortana, as modificações feitas pela Nokia não estarão disponíveis. É o caso, por exemplo, das funções de transmissão do conteúdo da tela para outros dispositivos.

Belfiore também divulgou algumas novidades em relação ao processo de atualização dos aplicativos proprietários. Agora, por exemplo, o app de música poderá receber updates diretamente da loja virtual da Microsoft e deixa de ser atrelado ao sistema operacional como um todo. Isso, no futuro, vai valer para outros softwares da empresa também, como uma maneira de melhorar o suporte a eles e facilitar a aplicação de novidades para os usuários.

Além disso, o executivo afirmou que a função Local Scout – que indica lojas e outros pontos de interesse nas proximidades do usuário – agora passa a ser completamente integrada ao aplicativo de Mapas. O mesmo vale para o serviço Bing Music, que poderá ser acessado diretamente pela Cortana.