Veja a assistente Cortana do Windows 8.1 em ação

Por Redação | 06 de Março de 2014 às 18h45

Os rumores sobre os novos recursos que serão incorporados ao Windows Phone 8.1, nova versão do sistema para dispositivos móveis da Microsoft, já estão no ar por algum tempo, e uma das principais novidades esperadas para a plataforma é a assistente pessoal Cortana, similar à Siri e ao Google Now. Depois de muitos vazamentos de informações e imagens, agora um vídeo mostrando o programa em funcionamento foi revelado, e ainda, dados mais concretos das funcionalidades da assistente.

A interface é bem simples, semelhante às dos concorrentes, e seu “representante” é um círculo animado, ao invés de um avatar. Explorando as definições do aplicativo, é possível configurá-lo para fazer sugestões ao usuário baseadas em informações contextuais, como hora do dia e localização, algo semelhante ao Google Now.

Cortana 2

Além disso, ela coleta informações dos emails do usuário para tentar organizar dados como voos, reservas de hotel e compras online. E ainda, diferentemente do Now e da Siri, ela terá um grau de transparência bem maior, pois te permitirá visualizar todas as informações coletadas do celular e serviços na nuvem, dando a possibilidade de selecionar o que a Cortana poderá utilizar.

No vídeo, apenas algumas funcionalidades básicas foram mostradas, além de não ser possível ouvir os comandos de voz, então não há como saber se alguém está passando os comandos ou se o aplicativo está funcionando com uma lista pré-configurada.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!