Vaza suposto vídeo da assistente pessoal Cortana no Windows Phone

Por Redação | 27 de Janeiro de 2014 às 16h35
photo_camera Divulgação

Circula na internet há algum tempo a notícia de que a Microsoft está desenvolvendo um assistente pessoal próprio para seu sistema operacional móvel, o Windows Phone. Começou no ano passado, quando Stefan Weitz, diretor do Bing, e Steve Ballmer, CEO da empresa, citaram em alguns documentos a criação de um serviço concorrente à Siri, do iOS, e ao Google Now, do Android.

Agora, o WPLeak divulgou em seu perfil no Twitter um vídeo que, supostamente, mostra como deve funcionar o recurso de comandos de voz dos smartphones com Windows Phone. Na demonstração, a ferramenta é ativada pressionando o botão "Windows" na parte inferior de um aparelho que parece ser da linha Nokia Lumia. Em seguida, a mensagem "How can I help you" ("Como posso ajudá-lo") é exibida na tela, assim como todas as palavras que o usuário falar.

O recurso funciona de forma semelhante à Siri. Quando o dono do dispositivo pede para que uma rota seja traçada no Here Maps (aplicativo nativo de GPS), a assistente sugere os melhores percursos e alternativas. Assista ao vídeo:

De acordo com o blog MSFTNerd, que costuma vazar algumas informações sobre a Microsoft, o serviço estará disponível primeiro nos smartphones da linha Lumia. O anúncio deve ser feito em abril, mês em que a Microsoft fará sua conferência para desenvolvedores, a Build, onde também deve revelar detalhes sobre os sistemas operacionais Windows Phone 8.1, para celular, e Windows 9 e Windows 8.1, para tablets e computadores.

Além disso, a assistente pessoal do Windows Phone deve se chamar Cortana, a mesma inteligência artificial presente na franquia de jogos Halo, exclusiva dos consoles Xbox. Jen Taylor, a atriz que dubla a personagem nos games, também deve emprestar sua voz para dar vida ao recurso de comandos de voz.

Outras notícias apontam que a Cortana não seria limitada apenas às plataformas da Microsoft, mas também para outros dispositivos, como iPhones e computadores, através do aplicativo Bing. A expectativa é que o Beta da assistente Cortana seja liberado agora em abril, mas o lançamento oficial deve acontecer só no ano que vem em países que falam inglês, como os Estados Unidos – outros idiomas receberiam a ferramenta em 2016.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.