Telefônica fecha acordo com Microsoft para tentar desbancar Android e iOS

Por Redação | 26 de Junho de 2013 às 16h28

A Telefônica, uma das maiores operadoras do mundo, fechou um acordo com a Microsoft para ajudar a promover fortemente o Windows Phone 8 e os dispositivos equipados com a versão móvel de seu sistema operacional.

Por meio de um comunica oficial divulgado nesta quarta-feira (26), a operadora explicou que durante o próximo ano vai aumentar seus esforços de marketing em relação ao sistema operacional móvel da Microsoft em vários de seus principais mercados, incluindo Brasil, Alemanha, Espanha e Reino Unido.

A Telefônica explica ainda que esse movimento está sendo projetado para aumentar a concorrência no mercado, e que vai "incentivar a presença de plataformas móveis adicionais como uma alternativa para o atual duopólio de Android e iOS".

Esse domínio de mercado concentrado nas mãos do Google e da Apple foi mais do que comprovado com os resultados de uma pesquisa da IDC, que apontou o Android e o iOS como detentores de 91% do mercado de smartphones no quarto trimestre de 2012.

Mas por que a Telefônica se envolveria nessa disputa? Simples. Historicamente, as operadoras têm mostrado aversão a perder qualquer tipo de influência sobre o mercado de telecomunicações. Mas então, por que o Windows Phone 8 e não o BlackBerry? José María Álvarez Pallete, diretor de operações da Telefônica S.A., explicou que "a cultura empresarial da Microsoft é baseada em um modelo de criação de valor por meio de seus parceiros e associados, o que se encaixa perfeitamente com a nossa cultura e também com a nossa maneira de fazer negócios".

Embora a Telefônica tenha fechado esse acordo para dedicar grande parte de seus esforços de marketing para o Windows Phone 8, a empresa não vai parar de vender dispositivos que executem outros sistemas operacionais.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.