Publicidade

Sony pode lançar smartphones com Windows Phone em 2014

Por| 02 de Janeiro de 2014 às 16h10

Link copiado!

Sony pode lançar smartphones com Windows Phone em 2014
Sony pode lançar smartphones com Windows Phone em 2014
Tudo sobre Sony

Há algum tempo, surgiu um rumor na internet de que a Nokia planeja lançar seu primeiro smartphone equipado com o sistema operacional Android. O aparelho até teria recebido o codinome "Normandy" e viria com uma versão diferenciada do software do Google, como já acontece no leitor digital Kindle, da Amazon. Agora, uma outra empresa que fabrica celulares também estaria prestes a "mudar de time" e diversificar o sistema de seus dispositivos.

De acordo com o site The Information, a companhia em questão é a Sony, que deve anunciar ainda em 2014 os primeiros smartphones com Windows Phone, o sistema operacional móvel da Microsoft. As duas empresas já estariam em negociações para tornar o projeto realidade, mesmo depois da Nokia ser comprada pela gigante de Redmond, como informa o The Verge.

Vale lembrar, contudo, que a Sony chegou a lançar dois modelos de celulares com Windows Phone em 2009: o Sony Erisson Xperia X1 e o Sony Ericsson Xperia X2, mas nenhum obteve o sucesso da linha Lumia, da Nokia. A finlandesa, hoje, domina 92% do mercado do Windows Phone - o Lumia 520 é o smartphone mais popular com o sistema (39,3%). Outro motivo é que a Sony quer se afastar um pouco do universo Android dominado principalmente pela Samsung, que tem uma grande variedade de produtos equipados com o sistema.

Além disso, a Microsoft quer atrair mais empresas para investir no Windows Phone, entre elas a chinesa ZTE, que poderia usar o Windows Phone em aparelhos de entrada para os continentes europeu, asiático e americano. Isso pode ser um sinal de que a Microsoft, mesmo após adquirir a divisão de celulares da Nokia, não quer manter uma exclusividade com a finlandesa.

Continua após a publicidade

O The Information ainda revela que a companhia de Bill Gates planeja cortar os custos de licenciamento do sistema para incentivar outras organizações a lançar novos dispositivos com o sistema operacional. Este, inclusive, foi um dos últimos rumores do ano de 2013, quando fontes disseram ao The Verge que o Windows Phone e o Windows RT (para tablets) seriam oferecidos gratuitamente para os fabricantes de tablets e smartphones.

De qualquer maneira, não é surpresa que a Sony e outras companhias queiram investir no sistema móvel da Microsoft já a partir de 2014. O levantamento mais recente da IDC mostra que a plataforma cresceu 156% ao longo de 2013 e conquistou espaço em vários países da Europa, onde o software já chegou a 10% do mercado. O Windows Phone é o terceiro sistema operacional móvel mais usado no mundo (3,6%), logo atrás do iOS da Apple (12,9%) e do Android (81%).