Quem vai ganhar a Copa do Mundo? A Cortana do WinPhone responde mais uma vez!

Por Caio Carvalho | 09 de Julho de 2014 às 22h45
photo_camera Divulgação

Muitos brasileiros ainda não conseguem engolir a derrota humilhante do Brasil para a Alemanha na semi-final da última terça-feira (7). E não é para menos: o placar de 7 a 1 em cima do time de Luiz Felipe Scolari entrou para a história como o pior resultado do país em Copas do Mundo, sendo comparado até ao "Maracanazo" de 1950, quando a seleção perdeu para o Uruguai jogando no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Em meio ao choro e indignação, o jeito foi levar tudo com bom humor - não só na eliminação do Brasil, mas durante todo o mundial. Além das piadas nas redes sociais, as previsões da Cortana, assistente pessoal do Windows Phone 8.1, fizeram bastante sucesso. De 14 palpites, o software da plataforma móvel da Microsoft acertou todos, e agora restam apenas mais dois: quem ganhará a final da Copa? E quem ficará em terceiro lugar no jogo de sábado (12) entre Brasil e Holanda?

De acordo com a assistente, os alemães vencerão os hermanos no Maracanã. "A Alemanha parece ter uma certa vantagem. Mas não me dê um cartão [vermelho] se eu estiver errada", brinca a Cortana. A imagem foi publicada pelo usuário e desenvolvedor @Sudharshan no Twitter.

Fomos novamente perguntar a Marcus Ash, gerente de programação da Cortana, quais são as apostas para a penúltima partida do campeonato entre os brasileiros e os europeus dos Países Baixos. Se serve de consolação, a assistente do WinPhone prevê um resultado positivo para afagar um pouco o vexame do jogo contra a Alemanha. "A Cortana diz que o Brasil vai se recuperar. Previsão ousada", disse Ash. Veja abaixo a resposta do executivo ao Canaltech no micro-blog:

As previsões da Cortana são feitas com base no motor de pesquisa do Bing e funcionam assim: toda vez que o usuário pergunta ao smartphone qual seleção irá ganhar uma partida da Copa, a assistente faz uma varredura na internet com base em diferentes fatores daquele time, incluindo o recorde anterior de vitórias, derrotas e empates em partidas eliminatórias, o tempo gasto durante jogos anteriores, vantagens de se jogar em casa e outros dados. O mesmo sistema de adivinhação já foi utilizado em outros programas, entre eles The Voice, Dancing With the Stars e American Idol.

Independentemente dos resultados dos próximos jogos, a Cortana já se consolida como a maior adivinha da Copa, ultrapassando o famoso polvo Paul do torneio da África do Sul, em 2010. É esperar para ver se o placar da assistente vai subir para os 16 acertos nos dois últimos jogos do mundial.

Leia também:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.