Nokia cria aplicativo para quem não larga o celular nem enquanto dirige

Por Redação | 25.03.2014 às 10:40

Utilizar o telefone enquanto dirige, além de perigoso, gera multa e perda de pontos na carteira de motorista. Isso, porém, não impede que diversas pessoas mantenham esse hábito, principalmente com o surgimento dos smartphones. Às vezes é simplesmente impossível resistir a dar aquela olhadinha no telefone para verificar a notificação que acabou de chegar. Pensando nessas pessoas, a Nokia lançou o Car App, um aplicativo para Windows Phone que facilita o acesso a certos recursos do dispositivo, fazendo com que a pessoa não perca muito tempo procurando o que precisa.

O aplicativo permite que o usuário escolha três apps que ele mais utiliza para que seja criado, para cada um deles, um ícone de atalho bem grande e fácil de enxergar. O Car App também mostra outras informações que podem ser realmente úteis para o motorista como, por exemplo, informações sobre o clima. Além disso, a bateria também ganha um ícone bem visível.

O Car App funciona no Windows Phone 8 e no vindouro Windows Phone 8.1. Apesar da utilidade do aplicativo, mexer no celular enquanto dirige continua não sendo recomendado para evitar qualquer tipo de acidente. Inclusive, quando o Car App é ativado, a própria Nokia exibe uma mensagem dizendo que, antes de qualquer coisa, o usuário deve sempre pensar na segurança e que o ideal é encostar o carro em algum lugar, caso realmente precise utilizar o telefone com urgência.

Car App

Para os brasileiros que utilizam smartphones com Android, o Ministério das Cidades criou, em 2012, o aplicativo Mãos no Volante, que bloqueia as chamadas para o celular da pessoa que está dirigindo. Além disso, é possível configurar uma mensagem, que será enviada via SMS para a pessoa que está ligando, avisando que você está ao volante.