Nem todos os aparelhos da linha Lumia rodarão Windows 10

Por Redação | 22 de Janeiro de 2015 às 14h45

No evento que apresentou o Windows 10 com detalhes, realizado na tarde desta quarta-feira (21), a Microsoft mostrou como o novo sistema operacional vai funcionar nos smartphones e anunciou um programa de upgrade gratuito para a nova plataforma. A iniciativa visa diminuir a pluralização do mercado mobile, claro, mas o benefício pode não chegar completamente a todos os modelos da linha Lumia.

Quem explica é o vice-presidente de vendas da Microsoft, Chris Weber. Segundo ele, como já era de se esperar, nem todos os aparelhos serão compatíveis com o Windows 10. Alguns, por exemplo, podem aceitar a nova versão do sistema operacional mas não suportar algumas funções, enquanto outros, mais antigos ou com hardware mais modesto, podem nem mesmo receber a atualização.

Apesar disso, Weber deixa claro que o objetivo da fabricante é que a grande maioria dos dispositivos Lumia receba o Windows 10 e possa utilizar todas as suas funcionalidades inéditas. A empresa quer ver boa parte de seus usuários com a nova versão e, acima de tudo, utilizando os novos recursos, que foram desenvolvidos justamente com o feedback dos usuários em mente.

Entre as funcionalidades novas do Windows 10 nos celulares está um sistema de notificações integrado com os PCs, os aplicativos universais que devem funcionar em todas as plataformas da Microsoft, além de melhorias nos comandos de voz reconhecidos pela Cortana e a possibilidade de colocar papeis de parede na tela inicial.

A lista completa de dispositivos que poderão receber a atualização, e também daqueles que terão apenas suporte limitado, deve ser liberada em breve. O Windows 10 continua em desenvolvimento pela Microsoft e nem mesmo ela deve saber, no momento, exatamente quais os dispositivos que terão que ficar de fora dessa novidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.