Microsoft teria oferecido Windows Phone de graça a fabricantes

Por Redação | 13 de Março de 2014 às 14h46

No que pode ser mais uma prova do comprometimento da Microsoft com os mercados emergentes, duas fabricantes de celulares da Índia teriam sido isentas dos custos de licenciamento do Windows Phone. Assim, seria possível lançar no mercado aparelhos mais baratos, que aumentariam a penetração da plataforma em uma nação que é de alto interesse no mercado mobile.

As informações foram publicadas pelo jornal The Times of India mas não foram confirmadas oficialmente. São oriundas de “fontes ligadas à indústria e com conhecimento das negociações”. Os encontros entre a Microsoft e as fabricantes do país estariam acontecendo desde o final do ano passado, mas só agora o acordo teria sido concluído.

Uma das fontes ouvidas pelo jornal, inclusive, especula que a Microsoft pode expandir esse modelo de negócios para outros países, afirmando que ela aos poucos está percebendo que o trabalho com licenciamentos pode não estar funcionando tão bem assim. Mesmo com o apoio da Nokia, afirma o entrevistado, o Windows Phone ainda patina no mercado mundial.

Como lembra o CNET, a Microsoft cobra hoje cerca de US$ 25 por aparelho com os custos de licenciamento do Windows Phone. Isso vale até mesmo para a Nokia, que antes de ser adquirida, era a principal fabricante de aparelhos com o sistema operacional. Em prol da popularidade, porém, essa prática pode estar com os dias contados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.