Microsoft quer colocar Windows Phone em smartphones Android da HTC

Por Redação | 04 de Outubro de 2013 às 12h19
Tudo sobre

A Microsoft está tentando convencer a HTC a adicionar o Windows Phone em seus dispositivos baseados na plataforma Android por um custo baixo ou inexistente para o licenciamento da plataforma, de acordo com fontes do Bloomberg.

O site afirma que Terry Myerson, chefe do Windows Phone na Microsoft, pediu à HTC no mês passado que a empresa carregasse o Windows Phone como segunda opção em celulares com o rival Android. Para isso, a Microsoft estaria considerando diminuir os custos ou até cortar totalmente o valor de licenciamento do seu sistema.

As empresas ainda estariam em negociação e nenhum acordo ainda foi feito. A estratégia seria uma maneira de poder voltar a contar com a HTC como uma de suas principais parcerias, já que a empresa não lançou novos aparelhos com Windows depois do HTC 8X e HTC 8S.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

Myerson deve fazer uma viagem até a Ásia para se encontrar com executivos da empresa de Taiwan e discutir sua proposta, segundo as fontes anônimas.

Microsoft busca parceiros

A Microsoft sabe que precisa de novos parceiros se quiser aumentar a pequena participação do Windows Phone no mercado. Atualmente, a Nokia é a única grande fabricante realmente investindo na plataforma. Com a aquisição da empresa finlandesa, a Microsoft precisa mostrar para as demais fabricantes que ainda está disposta a continuar suas parcerias normalmente.

Outras empresas que lançaram Windows Phones no passado, como a LG, ZTE, Huawei e a própria HTC, hoje dão prioridade clara ao sistema operacional do Google, o Android.

Os detalhes sobre a possível parceria com a HTC ainda são confusos. Não sabemos se o sistema será oferecido como um "Dual-boot", onde o usuário poderá escolher iniciar com Windows Phone ou Android em um mesmo aparelho, ou se a Microsoft deseja que a HTC lance versões dos aparelhos Android, com mesmo hardware, mas apenas com sua plataforma.

Windows Phone e HTC lutam contra concorrência

O Windows Phone tem atualmente apenas 3,7% de marketshare, segundo dados da IDC. Enquanto isso, o Android domina com 79% de participação de mercado, enquanto o iOS fica em segundo lugar com 13%.

Já a HTC também não vem conseguindo enfrentar a concorrência de Apple e Samsung e deve registrar um grande prejuízo nesse trimestre, pela primeira vez desde que a empresa se tornou pública em 2002. Nem mesmo o ótimo HTC One foi capaz de trazer a empresa de volta aos seus bons tempos.

Como resultado, a cotação de mercado da HTC já caiu cerca de 90% nos últimos dois anos, atingindo seu menor valor nos últimos oito anos de empresa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.