Microsoft disponibiliza kit para desenvolvedores do Windows Phone 8

Por Redação | 31 de Outubro de 2012 às 12h48

Um dia após o lançamento da nova versão da sua plataforma móvel, o Windows Phone 8, a Microsoft anunciou nesta terça-feira (30) o lançamento do Software Development Kit (SDK) do sistema, permitindo que desenvolvedores iniciem o processo de criação de aplicativos para WP8.

A empresa anunciou a chegada do SDK ao mercado durante sua conferência para desenvolvedores, a Build, que acontece ao longo desta semana em Redmond, estado de Washington, Estados Unidos. Steve Ballmer, CEO da Microsoft, afirmou durante a conferência que a companhia espera aumentar as vendas do Windows Phone com a chegada da nova versão da plataforma.

O Windows Phone SDK 8.0 traz uma única IDE (ambiente integrado de desenvolvimento), usando a edição 2012 do Visual Studio Express para a construção de aplicativos para o Windows Phone 8. O software oferece um complemento às versões Visual Studio 2012 Professional, Premium ou Ultimate.

Windows Phone 8

Reprodução: Engadget

Além disso, o SDK possui um série de emuladores diferentes para testar programas e aplicações em um modelo de smartphone específico, assim como outras ferramentas de testes e de perfis.

Muitos especialistas criticaram a Microsoft por não lançar o kit para desenvolvedores antes do lançamento oficial do Windows Phone 8, que aconteceu na última segunda-feira (29), o que possibilitaria a criação de um número maior de aplicações para a plataforma antes de sua chegada ao mercado. Em setembro, a empresa lançou uma versão prévia do SDK para um grupo seleto de desenvolvedores.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.