Microsoft disponibiliza kit para desenvolvedores do Windows Phone 8

Por Redação | 31 de Outubro de 2012 às 12h48

Um dia após o lançamento da nova versão da sua plataforma móvel, o Windows Phone 8, a Microsoft anunciou nesta terça-feira (30) o lançamento do Software Development Kit (SDK) do sistema, permitindo que desenvolvedores iniciem o processo de criação de aplicativos para WP8.

A empresa anunciou a chegada do SDK ao mercado durante sua conferência para desenvolvedores, a Build, que acontece ao longo desta semana em Redmond, estado de Washington, Estados Unidos. Steve Ballmer, CEO da Microsoft, afirmou durante a conferência que a companhia espera aumentar as vendas do Windows Phone com a chegada da nova versão da plataforma.

O Windows Phone SDK 8.0 traz uma única IDE (ambiente integrado de desenvolvimento), usando a edição 2012 do Visual Studio Express para a construção de aplicativos para o Windows Phone 8. O software oferece um complemento às versões Visual Studio 2012 Professional, Premium ou Ultimate.

Windows Phone 8

Reprodução: Engadget

Além disso, o SDK possui um série de emuladores diferentes para testar programas e aplicações em um modelo de smartphone específico, assim como outras ferramentas de testes e de perfis.

Muitos especialistas criticaram a Microsoft por não lançar o kit para desenvolvedores antes do lançamento oficial do Windows Phone 8, que aconteceu na última segunda-feira (29), o que possibilitaria a criação de um número maior de aplicações para a plataforma antes de sua chegada ao mercado. Em setembro, a empresa lançou uma versão prévia do SDK para um grupo seleto de desenvolvedores.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.